Domenic Bahmann (1981) é artista visual, fotógrafo e designer multidisciplinar. Nasceu em Munique, Alemanha e vive e trabalha em Canberra, Austrália desde 2010. Atua como artista e designer criando arte e ideias visuais para campanhas, sites, aplicativos e revistas. Seu trabalho foi apresentado em muitos sites e revistas de design, incluindo Time Magazine, New Scientist Magazine e The Washington Post.
A arte de Domenic Bahmann é muito clara: comida e objetos sendo reposicionados e transformados em animação. Seu trabalho tem um estilo discreto para seus designs em miniatura irônicos que comunicam ideias simples com bom gosto e humor. Através do designer alemão, um guarda-chuva é feito de metade de um limão e um canudo, uma cadeira é formada por biscoitos de água e sal, uma bicicleta é feita apenas com canudos e pedaços de laranja, cebolas se reúnem para uma reunião, enquanto a banana toma sol, suas obras conseguem pernas e rostos expressivos para a diversão dos fãs.
Ele seleciona o que estiver na sua frente para produzir as mais variadas criações. Afinal, para ele o importante é a diversão, assim, o artista estimula a imaginação de qualquer espectador. O estilo de Bahmann é diversificado, mas seus inteligentes arranjos miniaturizados de símbolos facilmente reconhecíveis são provavelmente seu trabalho mais atraente. Cada pequeno item em miniatura é como uma pequena e autocontida piada ou declaração, e só ajuda que a maioria deles seja criada a partir de simples arranjos de objetos do dia a dia que poderíamos facilmente coletar em casa.
“No ano de 2013 iniciei o meu projeto criativo denominado ‘Pare, Pense, Faça’. Eu tinha que criar uma imagem ou ilustração criativa relacionada ao cotidiano pelo menos uma vez por semana. Desde então, tento enxergar o mundo da mesma forma que via quando eu era criança. Permanecer brincalhão e curioso nem sempre é fácil em nosso agitado mundo moderno.”
“Arte e Design thinking andam de mãos dadas. É importante envolver os dois tipos de pensamento em um processo criativo. A arte me permite explorar novas perspectivas. Ela cria novas direções de como abordo o Design.”
Por meio de técnicas simples de fotografia sob ângulos de luz e ensaio, o alemão reproduz os personagens, fatos e cenas do nosso cotidiano, e até mesmo as características culturais de diferentes povos, cujo principal objetivo é levar sentimentos sinceros e fortes ao público, como admiração e curiosidade, pois nas fotos de Domenic Bahmann sempre se destacam cores fortes e interessantes em perspectivas irregulares.
Em sua série “Trabalho conceitual”, ele forma composições coloridas que dão vida a cenas interessantes. O artista também apresentou uma série de ilustrações e obras de arte “Feeling Good” (sentindo-se bem) relacionadas à saúde mental. O designer cria naturezas-mortas com base em observações e situações cotidianas e fotografa-as. Através desta série, ele faz a pergunta “O que nos faz sentir bem?”
Nos últimos anos, Domenic Bahmann teve a oportunidade de criar várias ilustrações editoriais representando temas de saúde mental. “Feeling Good” reúne essas peças em uma coleção visualmente atraente e instigante. As obras possuem cores vivas, grafismos expressivos, enquanto utilizam elementos do cotidiano.
Refletindo sobre a importância dos laços sociais, uma peça intitulada “Amigos” retrata uma série de figuras em miniatura fechadas em embalagens blister como se fossem pílulas. Entretanto, nas duas obras denominadas “Você gostou do seu dia?” e “Nova versão de si mesmo disponível” Ele usa a estética do sistema operacional do iPhone para levar o espectador a autorreflexão. Atualmente, a economia do mercado de fotografia permanece vasta, próspera e repleta de possibilidades, mas também é desafiadora, por esse motivo, é importante entender as mudanças constantes e novos caminhos que o mercado da fotografia está escolhendo.
A fotografia cobre todos os aspectos de nossas vidas, pois nos permite documentar e arquivar fatos e momentos. Na verdade, é tão usado na ciência, justiça, mídia e outros campos sociais sérios que vai muito além do lazer. É por isso que o mercado de fotografia não está enfrentando uma crise. Embora, em teoria, todos possam usar uma câmera de qualidade em seu telefone ou até mesmo um dispositivo profissional, mas a verdade é que os profissionais por trás das lentes fazem toda a diferença.
Website
www.bomenicbahmann.com