Perfil Biográfico Fotógrafo | Gabriel Renné
Por David Carvalho da Silva | 3FN2 FPP 2022-2
3826 caracteres
3826 caracteres
Gabriel Renné nasceu e foi criado em Lavras, Minas Gerais, mas aos 17 anos decidiu se mudar para Bolívia e cursar medicina. Após dois anos, desistiu da faculdade e se inscreveu para tentar uma vaga no reality show “The X Factor”, em uma versão brasileira produzido pela Band. Assim, se mudou para São Paulo, sem contar com a ajuda de seus pais e começou a trabalhar de assistente de fotografia, o início da mudança de sua vida.
Atualmente, Renné vive entre São Paulo e Los Angeles, com seu trabalho que destaca a qualidade e criatividade do artista. Entusiasmado com o mundo pop, passou a sua adolescência admirando trabalhos feitos pelas artistas, que abusavam da criatividade e de arte para comunicar além de suas músicas, com roupas e ambientes extravagantes, não se limitando a padrões para criar. Essa foi uma sementinha plantada que para que Gabriel se apaixonasse pela área da fotografia.
O início de Renné na fotografia, foi quando estava em busca de um emprego para se manter na cidade de São Paulo. Começou a enviar currículos para diversas empresas, participou de algumas entrevistas de emprego, viu uma postagem de uma amiga que já trabalhava em um estúdio fotográfico, que estava procurando um assistente e que não tinha necessidade de experiência, alguém que gostasse de fotografia e tivesse vontade de aprender sobre a área, então Gabriel logo procurou sobre o material das fotógrafas, do qual serviu como “uma luz que apareceu pra mim, era um material tão bonito que abriu na minha mente um leque de ideias, expectativas e visões sobre coisas que eu poderia fazer caso rolasse trabalhar com elas”. Assim, ele trabalhou com elas de assistente por 1 ano e, logo após, começou a atuar profissionalmente na fotografia.
Apesar de ser novo na área, Gabriel começou a trabalhar com grandes cantoras do mundo pop. A primeira artista que ele trabalhou foi a cantora IZA, nos bastidores da Fashion Week, a convite da agência FORD MODELS. Ele revelou: “Foi uma experiência muito boa e divertida porque eu estava cada vez mais encantado com a moda. Sempre gostei muito de música também e eu demorei pra perceber que o fashion e a música hoje em dia andam de mãos dadas. Fotografar a Iza que é uma cantora incrível, no maior evento de moda do país, foi um marco muito grande pra mim”.
Além de IZA, ele já trabalhou com diversos artistas, como Pabllo Vittar, Linn da Quebrada, Jaloo, Mc Tha, Thiago Pantaleão, Urias, Kaya Conky, Pedro Sampaio, Lara Silva, Brooke Candy, Boombeat, Mateus Carrilho, Lia Clark, Mia Badgyal, Kika Boom, Duda Beat, Luísa Sonza, Lexa, Aretuza Lovi, e muitos outros artistas. Foi contratado por algumas marcas como a Tanqueray, Mamô, Membrana e outras.
Atualmente, o fotografo ganhou bastante destaque no meio pop nacional, desenvolvendo fotos e criação de capas de álbuns e singles de artistas, como Pabllo Vittar e Thiago Pantaleão, participando do processo de criação, na fotografia e elaboração das artes.
Uma das maiores realizações do fotógrafo foi a primeira capa de revista da qual ele fez o click da Pabllo Vittar para uma outra revista americana Subvrt Magazine, relatando ser uma experiência incrível. O fotógrafo utiliza a câmera da Canon 5D Mark ll.
Para Gabriel, seu estilo é composto por ser “criativo, ousado e sem regras”. Revelou em uma entrevista que sonha ainda em fotografar a cantora Rosalía. Acredita que seu futuro na fotografia é ser reconhecido pelo seu trabalho, buscando inspirar outros artistas, assim como ele é inspirado por tantos outros profissionais, que conseguem fazer com que ele não tenha a sensação de medo e lutar pelo que ele ama e acredita. Renné é um multiartista, e no momento ele busca se destacar na fotografia em primeiro plano, para depois alcançar voos mais longes.
www.instagram.com/gabrielrenne