Perfil Fotógrafos | Gabriel Vieira

Perfil Biográfico Fotógrafos | Gabriel Vieira
Por Levy Dias Palmeira | 3FM2 FPP 2022-2
3671 caracteres

O fotografo Gabriel Vieira de Souza nascido e residente na cidade Ipatinga em Minas Gerais atualmente com 20 (vinte) anos. Gabriel conta que a fotografia caiu em seu colo de uma forma muito inesperada e que antes de começar a fotografar nunca tinha imaginado que se apaixonaria pela arte da fotografia. Quando ele tinha apenas 16 (dezesseis) anos sua mãe que tem um buffet em sua cidade virou para ele e disse: a partir de hoje você que vai fotografar todo evento, meses e comidas das festas.

Ao passar os dias uma fotografa que tinha habito de fotografar os eventos da mãe do Gabriel perguntou se ele gostaria de comprar uma câmera fotográfica pois estava vendendo a dela e disse que se ele comprasse ela o ensinaria. Ele por sua vez  não mostrou resistência algo e topou na hora, então aos 16 (dezesseis) anos Gabriel teve sua primeira câmera fotográfica.

Gabriel relata que foi algo muito natural como tudo aconteceu, foi tudo se encaixando e ele foi aprendendo, seu primeiro ensaio como fotografo foi de comida. Atualmente sua especialização é fotos de comida, ele conta que a vida que o levou para esse caminho e com 16 anos Gabriel já estava sendo remunerado com trabalhos de fotografia.

Gabriel conta que teve dois inicios na fotografia o primeiro foi com 16 (dezesseis) anos onde foi relato a cima, caracterizando seu primeiro início, pois nessa fase em uma viagem que ele fez aconteceu uma enchente e o mesmo perdeu sua câmera pois a molhou, esse acontecimento foi por meados de 2020. Após o corrido Gabriel conta que ficou muito tempo sem câmera não podendo trabalhar com fotografia.

Após esse acontecido entramos no segundo momento da fotografia na vida do Gabriel, ele foi estudar em Juiz de fora e nesse período seu irmão pediu sua ajuda para fotografar os produtos que vendia, que por sua vez era do ramo alimentício, então mais uma vez Gabriel cai de paraquedas para fotografar comidas, porém dessa vez com seu celular, então fotografou os produtos do irmão que são salgados fritos para as redes socais como o Instagram.

Ainda nesse momento do seu segundo início Gabriel conta que não estava com pretensão de trabalhar com fotografias para o Instagram, ele fez apenas para ajudar seu irmão, porém mais uma vez o universo levou ele para fotografia, ele começou construindo cenários para as fotos, decidiu comprar uma nova câmera fotográfica. Gabriel entendeu que a área da fotografia de comida é uma área promissora e foi descobrindo técnicas especificas, formas diferentes de fotografar um alimento, cenários diferenciados e foi quando ele retomou a profissão com sua especialidade que é fotografia de comida. Ele também conta que a pandemia foi um grande fator para que ele decidisse essa retomada.

Gabriel relata que o que mais o motiva a fotografar é que quando ele está ali tirando fotos consegue tirar tudo que vem em sua cabeça e colocar pra fora, ele consegue criar a arte dele, a arte que ele acredita. Diz que uma foto nunca é só uma foto, que essa foto tem um impacto para uma empresa, tem um impacto para comunicar algo para uma pessoa ou consumidor. Conta também que se preocupa com o que essa foto vai passar, qual sensação aquele cenário vai causar aos olhos de quem vê. Ele diz que o motiva ele também é saber todo o contexto que ele criou e sua arte atrás daquela imagem pode mudar e impactar a vida de uma pessoa.

Gabriel Vieira também é criador de conteúdo, além da fotografia ele tem uma página no Instagram que se chama Gabriel no role onde ele mostra estabelecimentos na região dele na cidade Ipatinga em formatos de vídeos. Ele nos conta que é esse projeto é uma oportunidade pois os proprietários desses estabelecimentos acabam o contratando como fotografo após conhecer seu trabalho.

Perguntei pra Gabriel se ele tinha alguma inspiração no ramo da fotografia ele disse que a fotografa Debora Lemos é sua grande inspiração desde o dia que começou a fotografar. Para finalizar pedi pra ele deixar uma mensagem pra quem está começando no ramo da fotografia: “ Eu vejo que tudo que é relacionado com a arte é difícil as pessoas ao nosso redor levarem a sério o nosso trabalho como uma profissão mesmo. O que eu poderia falar é de sempre entender o seu valor, e sempre erguer a cabeça e ter confiança no trabalho que vai ser entregue porque muitas pessoas podem chegar, desmotivar, não levar a sério o seu trabalho, só que bate de frente e segue firme que você vai chegar onde sonha em chegar”.

Website
www.biolinky.co/gabrielvieira

Instagram
www.instagram.com/gabrielvieirads