Perfil Biográfico Fotógrafos | Gregg Segal
Por Victória Jordão | 3FN2-FPP 2022-2
3595 caracteres
Gregg Segal é um fotógrafo e escritor norte americano. Segal estudou fotografia e cinema no California Institute of the Arts (BFA), escrita dramática na New York University (MFA) e educação na University of Southern California (MA). Um dos seus primeiros trabalhos foi em 2008 com o Projeto Water = Life no Museu de História Natural de San Diego na Califórnia Segal ficou famoso por abordar seu trabalho com a sensibilidade de um sociólogo.
Através da fotografia ele explora a cultura, identidade, memória, comportamento, crenças e valores. Criando imagens marcantes ricas em conteúdo, contexto e elementos técnicos, narrando assim, uma história inteira em uma única imagem.
Sua fotografia utiliza contraste e justaposição para envolver os espectadores e provocar reflexões. Ele baseia sua experiência na escrita e no cinema para fazer fotos que são dramas de quadro único com uma sensação de algo que aconteceu ou está prestes a acontecer.
A fotografia de Segal foi reconhecida pela American Photography, Communication Arts, PDN, Investigative Reporters and Editors, The New York Press Club, Society of Publication Designers e Magnum Photography Awards. Os retratos e ensaios fotográficos de Segal foram apresentados na Time, Newsweek, The Independent, Le Monde, Stern, Fortune, National Geographic Adventure e Wired, entre outros. Seu trabalho vem sendo reconhecido há anos, mas foi em 2018 que seu trabalho ganhou grande repercussão com o projeto Daily Bread.
Gregg viajou pelo mundo durante 3 anos registrando o que as crianças consumiam ao longo da semana. O resultado reflete diretamente na cultura de cada região. Ele esteve em países como Brasil, França, Itália e Estados Unidos. Em entrevista para a Glamour, Segal conta um pouco sobre sua visão do projeto “Estou focando nas crianças porque os hábitos alimentares, que se formam quando somos jovens, duram uma vida inteira e, muitas vezes, abrem caminho para problemas crônicos de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e câncer de cólon”.
Com o sucesso de Daily Bread, Segal acabou desenvolvendo um livro para contar os bastidores e detalhes de como foi todo o processo e estruturação do projeto. O projeto reuniu crianças de várias partes do país e cada criança mantinha um diário detalhado de tudo o que comeu em uma semana e, em seguida, Segal montava o cenário com os alimentos descritos pelas crianças. De Los Angeles a São Paulo, Dakar a Hamburgo, Dubai a Mumbai, entendemos que, independentemente de quão pequeno e interconectado o mundo pareça se tornar a cada ano, diversos bolsões de culturas tradicionais ainda existem em cada continente, comendo basicamente da mesma maneira que foram por centenas de anos.
Em contraste com os alimentos embalados e processados consumidos principalmente em países desenvolvidos, questões sobre saúde e sustentabilidade são levantadas, além de ser uma forma de alerta também para o aumento do consumo de industrializados.
Além do Daily Bread, Gregg também criou outros projetos como Un-Daily Bread que tem como foco histórias de refugiados que não estão recebendo o suficiente para comer (diferente do Daily Bread).
“Optamos por olhar não apenas para o que crianças e mães comiam durante suas viagens, mas também para o que carregavam de casa, ressaltando o quão pouco os refugiados conseguem manter das vidas que fugiram na Venezuela.“ Gregg Segal continua fazendo projetos visando os seus princípios criativos e analíticos da sociedade.
Website
www.greggsegal.com
www.greggsegal.com
Instagram
www.instagram.com/greggsegal