| Perfil Biográfico Fotógrafos | Carlinho Ramos
| Por Sabrina Zanella | 3FN1 FTI 2023-2
| 3253 caracteres
O fotógrafo Carlos Ramos, mais conhecido como Carlinhos Ramos nasceu no dia 29 de Agosto de 1970 na costa do estado de São Paulo, mais especificamente na cidade de Santos (SP). A infância de Carlinhos girou ao redor do mundo da fotografia, uma vez que seu pai era fotógrafo de casamentos. Embora ele tenha crescido tendo todo esse contato com esse universo, foi só por volta de seus 16 (dezesseis) anos de idade que Carlinhos começou a se interessar pela área. Carlinhos, então, começou a acompanhar o pai nos eventos matrimoniais, nos quais o seu pai trabalhava, além de acompanhar a rotina de fotógrafo de seu pai, Carlinhos ainda ajudava trabalhando como segunda ou terceira luz.
Mesmo tendo todo esse amor, interesse e certa paixão pela área da fotografia, Carlinhos fez faculdade de licenciatura Química, graduou-se e teve essa a sua área de ofício por alguns anos, mas logo voltou para o segmento das fotografias, o qual ele tem um imenso amor e paixão até os dias de hoje.
Hoje em dia, Carlinhos Ramos é fotógrafo e, empresário. Na sua atuação, o seu nicho favorito na fotografia são as fotos de casamento, ou como ele gosta de chamar: Wedding Photography, universo em que ele é extremamente apaixonado e foca os seus atuais trabalhos.
Sendo referência no nicho das Fotografias de Casamento na Baixada Santista, Carlinhos procura sempre inovar em técnicas (efeito bokeh, panning, desfoque de zoom, Tilt Shift, Longa exposição, Light Painting, Dupla exposição e etc) e na sensibilidade do olhar. Carlinhos participa de diversos cursos e workshops sobre o nicho de fotografia de casamento com principais nomes da fotografia do país.
Ele também é membro do INSPIRATION PHOTOGRAPHER, uma das Associações Internacionais mais importante do mundo de fotógrafos de casamento e que possui um rigoroso critério de avaliação para que o fotógrafo seja aceito (apenas 10% dos pedidos de adesão são aceitos por esses critérios).
Sabrina Zanella – Como você decidiu que iria se tornar fotógrafo, sempre foi um sonho seu?
Carlinhos Ramos – Venho de uma família de fotógrafos. Iniciou com um Tio do meu Pai que ensinou a arte de fotografar a ele e assim aconteceu de forma natural o meu gosto pela fotografia. Passando de geração para geração o amor e apreciação pela área da fotografia.
SZ – Qual foi seu primeiro trabalho como fotógrafo?
CR – Creio que o meu primeiro trabalho como fotógrafo, foi fotografando desfiles de moda.
SZ – Qual foi sua primeira câmera?
CR – Minha primeira câmera foi a modelo Pentax K1000.
SZ – Qual seu nicho favorito na fotografia, por quê?
CR – Meu nicho favorito na fotografia é o de Casamentos muito por influência do meu Pai que fotografava muitos casamentos.
SZ – Você trabalha com mais de um nicho na fotografia? Quais?
CR – Sim, trabalho com 4 nichos na fotografia, sendo eles: Casamentos, 15 anos, Aniversários infantis e Retratos corporativos.
SZ – Quem te inspirava no começo da sua carreira? E quem te inspira agora?
CR – Minha primeira inspiração e também no começo da minha cerreira foi meu pai que era fotógrafo de casamentos. E hoje em dia minha inspiração são os fotógrafos Robison Kunz e Daniel Ribeiro.
SZ – Qual trabalho como fotógrafo que mais te marcou?
CR – Não acho que consigo escolher o trabalho que mais me marcou como fotógrafo pois é muito difícil falar apenas de um ,mas alguns casamentos que fotografei cheguei a me emocionar durante a cerimônia e também os casais que trocaram a data para que eu estivesse em condições de fotografar seu casamento. Essas coisas me marcaram profundamente.
SZ – Qual é o seu kit/equipamento de trabalho (câmera, lentes, iluminação, etc)?
CR – Meu kit/equipamento de trabalho é composto por: Câmeras da Canon, 3 Corpos, Lentes: 50mm – 35mm – 85mm – fisheye – 70-200mm, 3 Flash e 2 Leds.
SZ – Você trabalha apenas com fotos ou também trabalha com vídeos?
CR – Eu trabalho apenas com fotografia.
SZ – Queria saber qual o seu critério para escolhas de fotos que você vai postar.
CR – O meu critério para as escolhas das fotos que vou postar está baseada em sentimentos, reações, choros, momentos decisivos e também é claro que a técnica que foi utilizada.
SZ – Como foi se posicionar e chegar a ter o seu espaço no mercado da fotografia?
CR – Não é uma tarefa fácil, como sou da época em que quase não existia redes sociais eu conseguia muitos trabalhos com o Boca Boca que os próprios clientes satisfeitos com o meu trabalho faziam. Portanto foi um trabalho árduo e difícil para me posicionar e conseguir meu espaço no mercado da fotografia. Hoje temos as redes sociais para divulgação que faz com que esteja em evidência e sendo muito mais fácil ter o trabalho divulgado para que as pessoas vejam e queiram esse serviço.
SZ – Quais os desafios você acredita ter o profissional de fotografia na atualidade?
CR – Como principal desafio na atualidade para o profissional na fotografia, hoje a concorrência é enorme e o profissional precisa ter seu diferencial para se destacar no mercado, porque o básico todos os outros fazem.
SZ – Você acredita que a inteligência artificial veio para ajudar ou prejudicar os profissionais de fotografia?
CR – Eu acredito que a inteligência artificial veio para ajudar e muito nós os profissionais de fotografia, pois é uma ferramenta fantástica que nos permite aprimorar sem exageros nosso trabalho na edição final.
SZ – Com tudo o que a fotografia já te proporcionou e continua proporcionando, você ainda tem alguma pretenção/sonho/plano que deseja realizar?
CR – Meu planos é explorar diversos nichos que a fotografia me proporciona, aprendizado nunca é demais e não podemos estar desatualizados senão você fica para trás e aparecem outros profissionais que podem tomar seu lugar no mercado que já é super concorrido.
SZ – Que conselho você daria para quem quer começar uma carreira como fotógrafo(a)?
CR – O conselho que eu daria como fotógrafo profissional, para quem quer começar uma carreira como fotógrafo é: estude, comece pelo básico da fotografia, não pule etapas senão você não sairá do automático da câmera nunca, fotografe de tudo desde uma flor no Jardim, bichos, objetos, pessoas até você achar o seu nicho e se especializar nele, além do mais existem diversos nichos na fotografia, o leque de opções é enorme. . . .
Website:
https://www.carlinhosramos.com.br
Instagram:
https://www.instagram.com/carlinhosramos