Perfil Fotógrafos | Laura Guimarães

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Laura Guimarães
| Por Julia Paula Iglesias | 4FN1 FTI 2023-2
| 3223 caracteres

Laura da Conceição Carmo Ferreira Guimarães, também conhecida profissionalmente como Laura Guimarães e carinhosamente chamada de Laulinda, é uma conterrânea caiçara natural de Praia Grande.

Laura teve seu primeiro contato com a fotografia ainda na infância, de maneira informal, através de uma cybershot que era a câmera da família, usada para registrar momentos descontraídos do seu cotidiano e festas. Sua primeira incentivadora, mesmo sem saber disso, foi sua avó, com quem foi criada junto com sua mãe. No entanto, seu contato mais íntimo e individual só ocorreu anos mais tarde, com a chegada das redes sociais em meados de 2015. Ela usava seu celular para registrar e expor suas fotos.

Foi no skate que surgiram novas possibilidades e significado para Laura. O registro da cultura e evolução de manobras, por muito tempo, era feito através de cassetes e revistas. Com a evolução da tecnologia, ela começou a ter acesso através de vídeos e, hoje em dia, no Instagram. Essas imagens, desde revistas até o Instagram, sempre a inspiraram.

Uma foto da trick perfeita pode ser considerada um troféu para um skatista. Um momento decisivo foi a escolha de comprar uma câmera profissional para melhorar a qualidade de suas fotos, que até então eram apenas um hobby. Inesperadamente, uma amiga ofereceu vender para ela uma câmera Canon T3I.

Apesar dos recursos financeiros limitados, Laura pagou pela câmera para a amiga em suaves parcelas. Ali começava sua carreira profissional, que mais tarde se tornaria seu sustento. Mesmo pessoas com muito talento não possuem todo o conhecimento necessário para serem profissionais. Por isso, a mentoria é tão importante.

No caso de Laura, a mentoria desempenhou um papel crucial. Ela teve a sorte de encontrar um mentor, Rikko Oliveira, que seria responsável por ensinar técnicas e muito mais dentro do ramo do audiovisual e direção de fotografia. Esse período foi muito proveitoso e contribuiu consideravelmente para o seu aprendizado. Surgiram oportunidades de trabalho através de amigos que sempre acreditaram no talento de Laura, como fotos publicitárias e fotos para clipes de música.

Paralelamente à fotografia, surgiu o interesse pelo audiovisual, o que foi determinante para uma grande mudança em sua vida. Laura decidiu morar em São Paulo, uma metrópole repleta de possibilidades. Quase imediatamente após se estabelecer na cidade, recebeu o convite para fazer parte de um documentário que retrata a comunidade do Cajamar e seus moradores, evidenciando o cotidiano de uma comunidade carente e desassistida pelos órgãos públicos. Foi um ponto de virada em sua vida, pois trouxe a necessidade de tornar a fotografia acessível para pessoas que não têm acesso a essa expressão de arte.

Atualmente, Laura ainda mora em São Paulo há mais de um ano, vivendo do seu trabalho não apenas como fotógrafa, mas também na produção audiovisual. Ela utiliza seu constante aprendizado para enriquecer a região com projetos sociais e fornecer informações para aqueles que veem nas lentes uma oportunidade de expressão e compreensão, mostrando que cada indivíduo pode criar e apreciar a arte.

Instagram:
https://www.instagram.com/laugmrs