| Perfil Biográfico Fotografo | Carlos Eduardo Crispim Batista
| Por Maria Luiza Nunes de Oliveira | 5FN1 FTI 2024-2
| 5968 caracteres
Carlos Eduardo, de 27 anos, é um empresário brasileiro, fotógrafo talentoso e pai de família residente na cidade litorânea de Peruíbe. Atuando há 3 anos e 6 meses na fotografia, ele é conhecido por seu trabalho de alta qualidade e olhar apurado, tendo conquistado reconhecimento na região e cresce cada vez mais na área dafotografiana cidade, sempre empenhado em capturar momentos de forma única e memorável. Tive a oportunidade de entrevistá-lo, o que me permitiu compreender mais sobre sua trajetória e a paixão que ele coloca em cada trabalho.
Maria Luiza Nunes de Oliveira: O que te inspirou a seguir a carreira de fotógrafo e como foi o início da sua trajetória?
Carlos Eduardo Crispim Batista: Eu tive meu primeiro contato com a fotografia na infância, meus pais tinham uma câmera analógica e eu tive aquela vivência de ter várias fotos sendo reveladas, pegar os filmes da Kodak e levar no estúdio junto dela para revelação e tudo mais, mas até então meu sonho principal era ser dentista, depois biólogo e depois viver de música sendo esse último o que se concretizou durante um bom tempo.
Em paralelo a tudo isso eu fazia vídeos para o Youtube, então sempre fui apaixonado por imagens em alta qualidade, sempre achei muito legal fazer produções, mas eu tinha uma filmadora simples onde eu fazia meus vídeos e recortava flames para editar transformando em fotos para postar, criando ai um gosto gigante por edição de fotos e vídeos. Após a pandemia consegui comprar minha primeira câmera DSLR com o dinheiro ganho com o Youtube, mas o canal ficou parado, eu estava sem emprego, então resolvi tentar fazer dinheiro com a câmera, então comecei filmando e fotografando empresas, em eventos simples que tinham, e eu peguei gosto e percebi que já era algo que eu gostava muito, e fazia apenas por hobby, mas então resolvi transformar em profissão.
O que influenciou/inspirou você na fotografia?
Eu tinha amigos fotógrafos, então eu olhava aquelas fotos com desfoque de fundo em alta qualidade, e eu ficava encantado com a arte de boas fotos, e sempre quis fazer igual, então quando consegui minha primeira câmera profissional, eu quis fazer igual.
Qual foi o trabalho ou projeto fotográfico mais memorável da sua carreira até agora?
Eles ficam dentro de um projeto de videoclipes, as fotos artísticas que eu faço dos artistas durante os clipes musicais. Outra são os casamentos que são uma das produções mais lindas que tem, principalmente os pré-wedding que sempre conseguimos capitar momentos marcantes.
Possui alguma formação técnica ou acadêmica na área da fotografia?
Não, quase tudo aprendi na pratica, o único curso que eu fiz foi um introdutório ao Photoshop.
Qual o equipamento de trabalho utiliza?
Eu uso uma câmera da Sony A7IV, que me entrega imagens incríveis, além disso todo arsenal complementar como flashs, tripés, gymbals, fundo de estúdio, iluminação profissional e tudo mais. Mas quando comecei passei meses atuando com uma câmera e um flash, sempre foram os essenciais.
Qual sua área de atuação?
Hoje atuo 100% como fotografo e filmmaker, uma área completa a outra, o olhar fotográfico me ajuda muito a criar bons vídeos, assim como o olhar para vídeos me dá ideia de elementos criativos para as fotos.
Tem um estilo fotográfico específico?
Adoro fazer retratos. Ser retratista das pessoas é um estilo que gosto muito.
Como você equilibra o lado criativo da fotografia com as demandas comerciais e dos clientes?
É necessário entender profissionalmente o que é preciso fazer. A arte é importante, e ela estará sempre dentro da gente, mas em muitas produções o simples, o comum, é mais importante. Com o tempo você percebe os trabalhos que você pode ser completamente criativo, e você pode explorar muitas coisas, mas precisamos ter a humildade, disciplina e profissionalismo de fazer o que precisa ser feito. Então com o tempo as pessoas buscam você pelo seu jeito, elas gostam do seu estilo de foto e você vai sempre encontrando espaços para criar, e que a sua criatividade busque resolver o problema do cliente.
Quais desafios acredita que o profissional de fotografia pode ter pela frente na atualidade?
Se atrasar com a evolução, porque todo dia tem uma tecnologia nova que impacta diretamente esse mundo e não entender o que ele realmente é, muitas vezes pensamos ser prestadores de serviço, mas não, a real que precisamos pensar e entender que somos uma empresa, e essa é o melhor jeito que você crescer na área e encontrar os caminhos certos para o sucesso.
Como você se mantém atualizado com as novas tecnologias e tendências da fotografia?
Estou sempre pesquisando, treinando meu olhar vendo vídeos sobre, então sempre que lança algo novo fico por dentro.
Tem alguma dica para alguém q está iniciando na área?
Você é um empreendedor, se comporte como uma empresa. Não estude apenas técnicas de fotos, melhores ângulos, poses, etc., tudo isso é importante sim, mas aprender a empreender vem na frente. Eu mesmo por muito tempo fiz ensaios, mesmo sem saber dominar poses, mas eu sabia captar clientes, então aprende a vender, se esforce o máximo, no começo acorde cedo e durma mais tarde se precisar, mas assume seu compromisso de fazer dar certo, entregar o melhor para seus clientes, com agilidade e qualidade. Se estivéssemos trabalhando em uma empresa, a gente cumpriria metas, horários, e tudo mais, então faça isso consigo mesmo.
Gostaria de acrescentar algo que não perguntei?
Uma dica importante que fez diferença na minha vida, eu sempre visualizo o futuro e penso em quem eu quero ser e aonde eu quero chegar, e trilho o caminho necessário para isso. Você pode não ser um profissional tão bom no começo, então identifique o que te limita, e resolva esse problema, estude, invista, faça o que precisa ser feito.
Website:
https://dudafilmes.alboompro.com
Instagram:
https://www.instagram.com/duda.filmes