Por Oliver Swan

Luiz da Silvério, morador de Santos, no Canal 2, formado como arquiteto, sempre teve a fotografia como hobbie, essa que começou aos 13 anos quando ganhou sua primeira máquina, que na época era analógica. Após 32 anos exercendo a profissão de arquitetura ele decidiu se aposentar e viver do seu hobbie, passou-se a dedicar a fotografia.

Ele contou que iniciou seu trabalho com a Canon pensando também fazer vídeos, porém não deu segmento. Ele trabalhou com a Sony, mas foi ai que decidiu trabalhar com os produtos da Nikon, por motivos de que ele poderia usar qualquer lente da marca, mesmo sendo de modelos antigos.

Ao conversar com ele, ele contou que possui um estúdio fotográfico na própria casa, ele tem equipamentos completos, inclusive flashs dedicados para fotos externas. Ele usa duas câmeras para trabalhar, ambas sendo Nikon, os modelos d750 e a d800, ambas full frame.

Um dos projetos em andamento dele é a execução de ensaios fotográficos com câmeras analógicas, nas quais ele conta ser apaixonado e ter uma coleção inteira! Ele diz que faz todo o processo de revelação na casa dele, ele brincou dizendo: “chamo o processo de p&b, ou melhor, na pia do banheiro”.

Ao perguntar sobre suas áreas de trabalho, ele diz que trabalha em estúdio, em fotos publicitárias e ensaios, e sua preferência é em ensaios externos, pois ele tem maior controle de luz, hora e locais.

Algo interessante que ele comentou foi a maior facilidade de fazer ensaio com mulheres, que em grande parte envolve o trabalho dele, ele diz que existe certa dificuldade ainda nos dias de hoje homens fazerem ensaios, a não ser que sejam modelos contratados para tal ação publicitária.