Rafaela da Cruz

Na última quinta-feira (21 de fevereiro), a jornalista Arminda Augusto ministrou a Aula Magna de Comunicação - 2019, que reuniu cerca de 400 pessoas no auditório da Esamc Santos. Há cinco anos na função de editora-chefe do Grupo A Tribuna, Arminda se formou em Jornalismo na Unisantos e trabalha há 22 nos jornais A Tribuna e Expresso Popular e na AT Revista. 

Ter a presença de Arminda foi inspirador e muito interessante, pois nos trouxe exemplos de como persistir na nossa futura carreira – por exemplo a minha, de Jornalismo -, e não parar por pequenos obstáculos. “Aqui na faculdade é o lugar de se pensar e refletir sobre a responsabilidade que terá mais à frente”, disse Arminda.  

Com base em sua experiência no jornal, a jornalista defendeu que é importante nos reinventarmos e não esperarmos por uma pauta pronta em nossas mãos: "O bom jornalista tem que ouvir fontes e ir além, tem que ser um pouco mais e se reinventar. O jornal impresso já não é o mesmo de dez ou 20 anos, então nós temos buscado nos reinventar sempre”. Uma pergunta levantada foi em relação aos funcionários do jornal Impresso e como estão conseguindo se manter no mercado: a palestrante respondeu que é essencial ser um profissional completo, para poder atuar em diversas áreas.  

A aluna de Jornalismo Quitéria Camila da Silva Ataíde contou o quanto a palestra serviu para deixá-la mais certa sobre o caminho na profissão: “Acima de tudo, os valores não estão em desuso. Apesar de ser um caminho mais longo, agir de acordo com meus valores, por mais inimigos que eu possa fazer, é o caminho certo”.