logo-black-aes-2020

capa visitaVTV 2021 2

Estúdios da VTV - Santos | Foto: Agência Esamc Santos

 

 

Turma de Jornalismo da ESAMC Santos visita redação da VTV

Por Gabriel Vieira e José Augustus

 

Em visita à VTV, na manhã do dia 22 de novembro, alunos do curso de Jornalismo da ESAMC SANTOS conheceram na prática como funciona a redação de um telejornal e puderam fazer perguntas para jornalistas experientes tais como Victor Faccioli, apresentador do programa VTV da Gente.

Em entrevista aos alunos, Victor descreveu as dificuldades que a profissão traz e os obstáculos que o apresentador enfrentou ao longo da carreira, como aceitação familiar e os medos de ser a sombra de um tio famoso no meio jornalístico, Luciano Faccioli, que também é apresentador de outro telejornal de uma emissora concorrente.

Victor falou da importância do valor-noticia e a responsabilidade social que carrega ao apresentar seu programa, no qual pesa o bom senso do apresentador quando está ao vivo, pois uma fala errada, em um momento inoportuno, pode não soar bem, e acabar se tornando um problema caso seja mal-interpretado.

Segundo Victor, é impossível não se indignar com certas matérias que temos que apresentar, já que por trás do apresentador, também há o cidadão que está sujeito aos perigos que estão sendo mostrados diretamente pelo telejornal.

O editor-chefe Omar Bemedo também conversou com os alunos e comentou sobre a Teoria do Espelho, corrente que define o Jornalismo como um espelho fidedigno da realidade, mas que, segundo Omar, muitas vezes não reflete a realidade, trazendo consigo muitas vezes a doutrina pessoal de seu autor, tirando assim a realidade dos fatos, e quebrando um dos principais pontos do código de ética jornalística, a imparcialidade dos fatos.

O editor também comentou sobre como a VTV conduz as suas informações, que seguindo um código de ética próprio da rede, usa apenas fontes próprias com a sua equipe, que apesar de ser em um número menor entre muitas concorrentes, ainda consegue o “furo” de reportagem, e levar a informação com qualidade ao telespectador.

Ainda na breve conversa com os alunos, Omar disse que apesar da informação ser o principal foco da emissora, a VTV se preocupa também com a audiência. O discurso entrou em consonância com o de Victor Faccioli, já que segundo o apresentador, a pauta do jornal sempre será aquela notícia de maior relevância, ou seja, caso ocorra dois casos de acidentes em uma estrada, o acidente com mais feridos será noticiado por ter mais apelo entre a audiência.

Além das conversas que agregaram muito ao conhecimento dos alunos, foi possível conhecer toda a parte que vai além do estúdio na VTV. O setor de marketing que trabalha na divulgação de eventos; todo o setor da arte que trabalha com os gráficos que são apresentados no programa e em redes sociais; o setor da edição que coloca diversos vídeos que ficam à disposição para os seguidores; além de salas de controle, e outras onde são gravados áudios e programas.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account