logo-black-aes-2020

 

capa gabrielvieira thumb

Omar Bermedo na Redação VTV - Santos | Foto: Agência Esamc Santos

 

Por Filipe Rodrigues e Antônio Adrisson 

Fim de semestre para os estudantes da ESAMC Santos, a professora e jornalista Carlota Cafiero desenvolveu um trabalho para obtenção de nota para a segunda prova da disciplina Teorias e Conceitos de Jornalismo: escrever um texto jornalístico a partir de uma visita feita à emissora de televisão afiliada ao SBT, a VTV, em Santos.

A visita se deu na manhã do dia 22 de novembro, quando os alunos foram conduzidos à antessala do estúdio de TV da emissora para um bate-papo exclusivo com o editor-chefe Omar Bermedo, que respondeu a perguntas sobre assuntos estudados em aula. Quando questionado acerca de conceitos como valor-notícia, o editor-chefe afirmou que o atribui a uma notícia relevante para seu público, na cobertura das regiões metropolitanas da Baixada Santista e Campinas. Para ele, valor-notícia é tudo aquilo que traz impacto e causa interesse ao seu telespectadorm fazendo-o se prender à notícia.

No campo das teorias do jornalismo, Omar foi questionado sobre uma teoria pioneira sobre o jornalismo, a “Teoria do Espelho”, que em tese pressupõe que as notícias são como são porque a realidade assim as determina, e na prática, segundo o editor-chefe, o jornalismo realmente é um reflexo fidedigno da realidade, porém, como são produzidos por pessoas, esse reflexo chega ao telespectador com os filtros de todos os profissionais responsáveis pela entrega da notícia, como o cinegrafista, redator, repórter e principalmente o próprio editor.

Logo em seguida, os alunos presenciaram o início do telejornal VTV da Gente, apresentado pelo jornalista Victor “Vitão” Faccioli, que usa diversas técnicas do jornalismo para conduzi-lo. Dali, visitamos o coração da transmissão do periódico, a switcher, onde ficam os profissionais responsáveis pelo áudio, pela imagem e pelo mochilink (que utiliza a rede 3G ou 4G para o envio das imagens e sons, através dos modems), entre outras ferramentas essenciais para uma boa transmissão.

Por fim, a turma passou por inúmeras salas, conhecendo ambientes básicos de uma emissora, como a redação e o estúdio de gravação. A visita terminou com uma conversa calorosa com Vitão, que compartilhou sua jornada como profissional de jornalismo, explanou melhor sobre como é fazer um telejornal, divagou sobre teorias do jornalismo e da sociologia, além de dar a nós, estudantes, inúmeras dicas.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account