leticia carlos

Ensaio Fotográfico: Quarantine's Mood

por Carlos da Hora e Letícia Rezende / AES

Devido à pandemia do novo coronavírus, o eixo cultural mundial foi seriamente prejudicado. O isolamento recomendado por diversos órgãos de saúde fizeram quase todos os eventos culturais serem cancelados ou adiados.

Um grande exemplo disso pode ser visto no cenário musical. Grandes festivais tiveram suas datas remarcadas, e bandas cancelaram até o lançamento de novos discos durante o período da quarentena. Mas nem tudo parece ser tão ruim nesses tempos difíceis. Muitos músicos se mostraram solidários ao promoverem apresentações via internet para seus fãs e arrecadar doações para pessoas que vivem da cultura.

O que será da área em um futuro pós-Covid 19? A tendência é de que a área cultural se normalize com o tempo. É esperado que todo esse processo seja demorado e aconteça de pouco em pouco.

E assim como qualquer outro grande momento de nossa história - seja bom ou ruim - o vírus também será lembrado através de canções de artistas, filmes e livros. Vale lembrar que a cultura serve pra isso: além de entreter, ensina e registra acontecimentos importantes do seu próprio jeito.

Em Hollywood, um filme sobre o vírus começará a ser gravado em breve. Produzido por Michael Bay, 'Songbird' terá a pandemia como plano de fundo. O longa deve estrear no início de 2020.

Já na música, diversos artistas estão fazendo músicas sobre o nosso momento atual. Um grande exemplo é o single 'Guys', da banda The 1975. Presente no último disco em estúdio da banda, a música fala sobre a proximidade criativa dos membros do conjunto mesmo nesse período em que estão afastados.

Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02