aes black logo 2020

capa leticia jessica20202
Click na fotografia para assitir o ensaio no Instagram

SANTOS - SP - 01/12/2020: Mesa de trabalho ganha um novo item, álcool em gel. 
Foto: Jéssica Vieira/AES

Letícia Santos (texto) Jessica Vieira Lima (fotografia), da AES

Este ano foi bastante surpreendente. Logo no mês de março, começamos com a privação de ver amigos, familiares e até mesmo de sair de casa por conta do novo Coronavírus que se espalhou rapidamente pelo mundo. Consequentemente, pensando na saúde dos funcionários, muitas empresas passaram a adotar o regime home office.

Após seis meses, algumas pessoas já voltaram e estão voltando ao trabalho presencial. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no começo de maio, a quantidade de trabalhadores em home office passava de 16 milhões. Porém, na terceira semana de julho, o estudo apontou apenas 6 milhões de profissionais nestas condições.

Residente de São Vicente, Karina Lima Domingues, de 41 anos, é auxiliar de importação e é uma das pessoas que já voltaram para a rotina de trabalho presencial. Ela conta que prefere esta modalidade, já que a mesma está numa nova função. “Exige uma atenção redobrada, portanto não me sinto segura para trabalhar de casa nesse momento", diz. Mas reforça que, em seu local de trabalho estão tomando todas as medidas de segurança possíveis: álcool em gel, máscaras, luvas de proteção, medidor de temperatura e principalmente estão praticando o distanciamento social.

Já José Talison dos Santos, 25, é Coordenador de Documentação. Atualmente reside em Santos e conta que a volta ao escritório também foi a melhor opção, já que precisa realizar reuniões e avaliações. No seu trabalho também estão tomando os cuidados, seguindo os protocolos de segurança. Como são bastante colaboradores, a empresa está realizando rodízio para poder manter o distanciamento entre as pessoas. Mas apesar disso, ele acha que o trabalho remoto vai se tornar uma realidade de muitos.

Apesar do grande impacto que a pandemia trouxe para todos, muitas pessoas, por suas particularidades, estão preferindo a volta presencial, seja pela necessidade de um local mais silencioso, que possa focar no trabalho, entre outros. Portanto, percebemos que as empresas estão voltando a realidade presencial aos poucos, mas tomando todos os cuidados e realizando protocolos de segurança.

Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02