aes black logo 2020

Por Agência Esamc Santos 

Às 20h, iniciamos nossa visita à redação do jornal A Tribuna. O professor de Agência de Notícias da ESAMC, Claudio Vitor Vaz, e também editor de vídeos e fotógrafo do jornal, nos conduziu para a sala de redação do segundo andar, onde poucos jornalistas estavam trabalhando. Eles estavam assistindo o jogo da Libertadores, onde o time Santos FC jogou contra o Barcelona de Guayaquil, para postar no site do jornal sobre o jogo.

Depois, o professor nos levou à redação do segundoandar, onde conhecemos a editora-chefe Arminda Augusta. Ela nos contou há quanto tempo está em A Tribuna, como é trabalhar lá e comentou sobre o mercado de trabalho atual dos jornalistas, comentando também dicas para nos tornarmos  melhores profissionais.

No terceiro andar um do lado do outro, jornalistas do Expresso Popular e da AT Revista dividem o mesmo ambiente. Conversamos também com Stevens Standke, editor da AT Games e redator da AT Revista, que nos relatou suas viagens internacionais a eventos de lançamento de marcas de videogames, como a Microsoft. Ele também nos convidou para comparecer ao evento Santos Geek Festival, o qual iria acontecer no final de semana seguinte, mostrando também o cronograma do evento.

Após conhecer a redação e os jornalistas, fomos à gráfica, localizada na mesma rua da sede. Aprendemos que, antes de passar para o jornal, as fotos são editadas, principalmente suas cores, para dar melhor visibilidade a elas.

Vimos também como é o processo de impressão das chapas  Após isto, nosso guia na gráfica Marco Panchorra nos mostrou a grande máquina que imprime os jornais, onde são necessários equipamentos de segurança quando ela está em atividade, como um headphone específico.

Particularmente, adorei conhecer a redação e a gráfica. Foi de enorme aprendizado, além de um sonho.

Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02