aes black logo 2020

Por Thaís Rigueto

A visita realizada pelos alunos de Jornalismo da ESAMC SANTOS às instalações do Jornal A Tribuna de Santos foi um belo momento para os  estudantes das matérias de Agência de Notícias, Fotojornalismo e Técnicas de Entrevista e Redação.

         Conhecemos primeiramente a redação do principal jornal da região, onde tivemos contato com os diversos profissionais que preenchem as páginas dos veículos todos os dias.Conversamos com jornalistas das páginas  Policial, Esportes, Cultura, Capa, além dos que trabalham nas  plataformas online e parte gráfica.Compartilharam rotina, desafios, vantagens da profissão e situação mercadológica dos comunicadores. Foram conversas enriquecedoras para todos nós estudantes.

         Após conversa com a editora-chefe Arminda Augusta e finalizar a visita à redação, pudemos conhecer melhor o processo de impressão dos exemplares do jornal. Falamos a dedicada equipe  da gráfica que vara a madrugada para que os jornais estejam à disposição da população nas primeiras horas da manhã. Conhecemos todo o processo, desde a finalização da diagramação feita em ligação simultânea com a redação, até as etapas da impressão, preparo do maquinário e esquema de entregas.

         A experiência se mostra importante, pois em um contexto atual onde as plataformas online ganham força e certo espaço no ramo, ficamos cada vez mais distantes das maneiras mais clássicas de se fazer jornalismo, de um dos primórdios da comunicação moderna.

         É interessante ressaltar que ainda existe um público fiel apreciador da leitura impressa, dos conteúdos diferenciados e menos ‘’dinâmicos’’ que suas versões para internet. Isso mostra que a área da comunicação ainda detém de certa ‘’democracia’’, e que há público para diversos tipos de plataforma. Porém, o bom profissional precisa dominar e entender bem todas elas, ter esta noção ‘’360 graus’’, e assim saber as vantagens e logo trabalhar as desvantagens do nicho em que trabalhará.

Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02