aes black logo 2020

Aproximação e aprendizado
Por Matheus Pinheiro

Na última quarta-feira dia 20, os alunos dos cursos de Jornalismo da ESAMC Santos visitaram a redação do Jornal A Tribuna e o Parque Gráfico Roberto Mario Santini acompanhados do professor Cláudio Vaz. O principal objetivo da visita é aproximar quem está iniciando na área com nomes já renomados do jornalismo caiçara. Um intercâmbio saudável para aprofundar conhecimento.

Hoje iniciamos nossa jornada com mais facilidade, visto que o século XXI tem o benefício da internet, a comunicação é mais dinâmica e todos podem ver ou ouvir seu trabalho. Então para nos ajudar em montagem de portfólio e também na criação de matérias vejo essa visita como algo extremamente positivo. Sentimos na pele o ritmo de uma redação, de como chegam as notícias, como são tratadas, diagramadas e editadas até o resultado final que chega nas bancas todas as manhãs. A editoria de esportes mostrou como funciona sua rotina de trabalho. Alexandre Fernandes, contou que muita coisa acontece em pouco tempo e que isso é trabalhado com cuidado para entregar a notícia da forma correta para o leitor de A Tribuna e o leitor do Expresso Popular. Porém ressaltou que muitas notícias publicadas oriundas de

Agências precisam de correção, seja por um erro em acentuação, pontuação ou até mesmo concordância por exemplo. Sobre os fechamentos, disse que depende do dia. Numa quarta-feira de futebol, por exemplo, o fechamento final acontece no início da madrugada após o término dos jogos. Mas que em dias considerados normais, o processo é mais rápido. Isso vale para seleção das notícias como também o conteúdo que será publicado.

Para nós, alunos do curso de Jornalismo, uma visita como essa foi como um treino, onde dele você tira os macetes necessários para o jogo, no caso para a nossa matéria, a nossa agência. Aprendemos o quão rápidos devemos ser, e como devemos fazer para aliar essa rapidez com perfeição e credibilidade para publicarmos qualquer notícia.

Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02