aes black logo 2020

Bruno Monin / AES

No dia 22/09 os alunos de jornalismo da faculdade Esamc Santos fizeram uma visita à redação do Jornal A Tribuna e sua gráfica. Acompanhados pelo professor Claudio Vitor Vaz, que também é fotógrafo do jornal, eles puderam conhecer uma pouco mais de perto o dia a dia de uma redação, desde a chegada das notícias, diagramação do jornal e sua confecção na gráfica.

A visita foi inciada no segundo andar onde a editora chefe do jornal, Arminda Augusta, os recebeu de braços abertos e pronta para tirar as dúvidas dos alunos. Ela explicou como funciona a redação do Jornal A Tribuna, onde concentra as redações dos jornais A Tribuna e Expresso Popular, ambos pertencentes ao Grupo A Tribuna de Comunicação.

Um ponto alto do bate papo entre os alunos e Arminda foi o processo de estágio do jornal. “Semana passada nós recebemos vários estudantes de algumas faculdades da região para o nosso processo de avaliação, que é composto por entrevista, teste escrito e também com matérias nas ruas”, pontuou, deixando os alunos mais empolgados. “Quem sabe algum de vocês podem fazer parte do nosso time de estagiários futuramente”, terminou ela que logo após deixou a redação livre para os alunos explorarem.

Em pequenos grupos os alunos foram se dividindo e entrevistando alguns funcionários disponíveis na redação, onde puderam acompanhar o processo de diagramação dos cadernos do jornal. Passaram praticamente por todas as editorias como por exemplo a editoria sobre o porto, a dos esportes e uma em especial que rendeu bons frutos a partir dessa visita, a editoria de games. Em uma parceria inédita entre a editoria de games e os futuros jornalistas, os alunos foram convidados a cobrir o evento “Geek Festival 2017” e a melhor matéria seria publicada no portal do jornal na internet.

Após a visita na redação, os alunos se dirigiram para a gráfica do jornal que fica localizada poucos metros do prédio da redação que fica na Rua João Pessoa, no centro histórico de Santos. Como na redação, os funcionários os receberam muito bem e começaram a explicar como que funciona todo o processo, desde a chegada de um caderno do jornal já completo, tratamento de imagem, impressão das chapas e finalmente a impressão do jornal. Os alunos também puderam ver a estocagem dos rolos de papéis que mais tarde seriam usados, e claro as máquinas em pleno funcionamento. Por isso, puderam ler em primeira mão algumas páginas da edição que estaria mais tarde em todas as bancas da região.

Ao final da visita, o professor e fotógrafo Claudio Vitor Vaz deixou uma mensagem aos alunos, demonstrando toda sua paixão pela profissão: “Apesar de toda a tecnologia e maquinário que vocês viram, o jornal é feito por pessoas”. Certamente essas palavras vão ficar na memória dos alunos e servirá de combustível para suas carreiras, seja como repórter, fotógrafo, editor e tantas outras áreas em que o jornalismo atua.

Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02