aes black logo 2020

Por Willian Ribeiro

Visitei, dia 20 de setembro de 2017, junto com outros alunos do curso de jornalismo da ESAMC – Santos, o Jornal A Tribuna. Foi a primeira vez em uma redação de jornal. E espero que não seja a última. Conhecer como funciona todo o trabalho de uma redação me trouxe momentos de encantamento e felicidade. Além de uma vontade enorme de seguir uma trajetória nesse meio tão desafiador. Em cada instante me passava um “filme” na cabeça sobre toda a minha trajetória até chegar a esse momento de descoberta do campo de atuação e como é rico e imensamente prazeroso poder escutar todas as pessoas envolvidas nesse meio.

Chegamos bem antes do prazo determinado. Anotamos o nome na lista e, após um momento, tivemos a devida autorização para conhecer a redação. Para nós, alunos, foi um mundo completamente novo. Até agora, pelo menos no meu semestre, tivemos pouquíssimas aulas práticas e teóricas do curso de JORNALISMO. E ansiávamos pelo momento de conhecer de perto o nosso futuro trabalho. Ao chegar, fomos apresentados pelo professor aos seus colegas de trabalho e, com as devidas reverências realizadas, fomos muito bem recepcionados pelos jornalistas que ali estavam.

Perguntamos sobre como funciona a rotina de trabalho, os percalços que envolvem a profissão “jornalista” e os desafios que eles enfrentam diariamente. Todos foram muito atenciosos conosco, sempre nos dando dicas e orientando para seguir em frente com muito afinco nessa profissão que, apesar de fascinante, está cada vez mais difícil nos dias atuais.

Depois de conhecer todos os setores da redação, fomos conversar com a editora-chefe de A tribuna, Arminda Augusto, que nos proporcionou, também, ótimos momentos de aprendizagem sobre a área. Ela nos informou sobre os vários setores que abrangem o jornalismo e que, mesmo se não gostarmos do tema da pauta em voga, teremos que nos esforçar para fazer daquela matéria a melhor possível. Foi visível a emoção e a paixão que ela sentia ao nos contar sobre todos os casos relatados no dia-a-dia da redação e sobre como é gratificante fazer de uma matéria simples, atrativa para o leitor. Também sentir o entusiasmo, atenção e comprometimento do professor Claudio Vitor Vaz. Com toda a disposição possível, ele direcionou a turma para conhecer esse espaço e tratou a todos de uma forma muito afável e cuidadosa ao mesmo tempo.

Conhecer a redação de A Tribuna foi, portanto, uma oportunidade única e que vamos levar com certeza para nossas vidas. E ainda que nós, alunos, seguirmos em carreiras opostas ao jornalismo, o aprendizado será levado por toda a nossa caminhada e futuro profissional.

Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02