aes black logo 2020

por Agência Esamc Santos

Não há estudante de comunicação que não queira ver como acontece a mágica do jornalismo. Com uma das turmas da ESAMC não foi diferente! Com olhares atentos fomos ao jornal A Tribuna ver de perto como é feito tudo o que lemos e temos como inspiração para nossas carreiras. Com uma semana de antecedência, o professor Cláudio Vitor Vaz nos informou que haveria a oportunidade de fazermos uma visita ao jornal. Desde então, iniciou-se um misto de ansiedade e vontade de todos nós, alunos, e foi desta forma que nós ficamos até o dia 20 de setembro, às 20h.

Com uma sede de jornalismo quase que insaciável subimos rapidamente as escadas e sugamos todo o aprendizado, histórias e lições que os profissionais nos passavam. Desde os repórteres de editorias até a editora-chefe, todos nos ensinaram tantas coisas em tão pouco tempo! Dentre tantas conversas e ensinamentos, tivemos a oportunidade de ouvir e absorver todo o amor e a dedicação daqueles profissionais pela linda profissão.

Quando entendemos um pouco do processo de captação, produção, edição e diagramação do conteúdo, fomos para gráfica conhecer os demais processos de produção do jornal. E quem diria que atrás daqueles portões se encontraria tanta novidade para nós? Logo que chegamos fomos recebidos pelos funcionários da gráfica e lá começou a segunda parte da nossa visita.

A começar pela sala de controle, onde são feitos os retoques nas imagens, testes de impressão e gravação da chapa que será colocada na máquina e funcionará como um carimbo no papel. E por falar em papel, vimos também as enormes bobinas vindas do Canadá. E depois disso, finalmente, conhecemos a máquina enorme e barulhenta máquina que faz o jornal físico.

Ver os detalhes, imaginar nossos textos lá, acompanhar o processo, preparação e cuidado para que tudo saia perfeito. Cada momento nos motivou a querer, mesmo com mais dificuldades, exercer a profissão e ir a frente com a linda história do jornalismo. A visita nos fez ver que, acima de qualquer máquina existe o ser humano, existe sentimento e apreço pelo trabalho, isso sim, faz valer a pena.

Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02