aes black logo 2020

por Agência Esamc Santos
Uma estudante de Publicidade, no meio de tantos estudantes de Jornalismo. Foi assim que começou a visita ao prédio do jornal A Tribuna numa quarta-feira à noite. Mesas e mais mesas, cada qual com sua função. Mas sempre com um toque de cada funcionário que ali trabalha. Fotos, action figures, post-it, e tudo quetenha valor pessoal, ou ao menos lembre um pouco a sua casa. 
Pessoas que ali estão e trabalham minuciosamente a fim de entregar conteúdos, com clareza, objetividade e rapidez. E que passam horas a mais, se necessário, tudo a favor da notícia. E o mais interessante é que ainda sobra tempo, a eles, para nos dar atenção, dizer algumas dicas e ensinar com muita simpatia.

Separados por setor, para uma amante de desenhos, o que mais me chamou atenção foi a parte de charges e ilustrações. Com uma habilidade incrível no que faz e levando um pouco de humor, principalmente político, ao jornal e a revista. E na parte de games, que infelizmente não consegui colherinformações sobre. Mas fiquei imensamente feliz em ver que alguém conseguiu levar um pouco dessa cultura para dentro de um jornal.

Caminhando um pouco mais pela Rua João Pessoa, conheci a gráfica. Ver aquele acervo de máquinas me fez sentir como se estivesse num quadro chamado "Como fazer?” do Castelo Rá-tim-bum da Tv Cultura. Passo a passo da impressão e edição de imagens. Com os olhos bem atentos, como uma criança curiosa, para não perder nenhum detalhe. E finalizo: talvez jornalismo tenha fisgado um pouco meu coração.

Talvez seja minha próxima graduação. Mas, com certeza, a satisfação do professor Claudio Vitor Vaz, em nos apresentar um pouco de cada coisa foi maravilhoso.
Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02