aes black logo 2020

por Agência Esamc Santos
Na noite do dia 20 de setembro de 2017, a turma de Agência de Notícias da Esamc, instruída pelo professor da disciplina, Claudio Vitor Vaz, foi convidada para realizar uma visita nas dependências do jornal A Tribuna, assim como também na gráfica responsável.
Primeiramente, visitamos o Departamento Fotográfico, onde fomos informados que, ali, é utilizado um programa desenvolvido especialmente para A Tribuna, o Foto Station. Todas as imagens fotografadas contêm uma legenda específica, até mesmo para facilitar na escolha pelos editores.
Logo em seguida, fomos para a redação, a qual é formada por várias editorias. Inclusive, neste mesmo local é produzido o Expresso Popular e a AT. Ou seja, se trata uma redação integrada.
Conversamos também com o editor-executivo Mário Evangelista e o editor da primeira página Mário Jorge, que nos mostraram como as notícias de capa têm o trabalho de resumir o que está exposto no jornal em si. Para isso, é preciso selecionar os principais assuntos e diversificar.
Para finalizar a visita técnica, nos encaminhamos para a gráfica. Foi demonstrado que todas as imagens são tratadas antes, enviadas de volta para a diagramação e, se estiver tudo certo, logo em seguida é encaminhado para a máquina de chapas, iniciando o procedimento. Há uma série de equipamentos e o cuidado, a atenção na produção deve ser total, até porque existe uma diferença entre o material/papel da revista em comparação com o jornal, sendo que qualquer erro pode acabar comprometendo o que vem sendo feito.
O que nós pudemos perceber, é que se trata de um grande grupo de profissionais qualificados, que possui muitos anos “de casa” e que estão trabalhando constantemente para exercer sua função devidamente, como geradores de informação para o público consumidor de notícias.
Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02