Perfil Biográfico Fotógrafos | Diego Stamato
Por Joice Ferreira | 3FN2-FPP 2022-2
3621 caracteres
Diego Fente Stamato, nascido em 1984, carrega consigo desde jovempaixões como o surfe, poesia, tecnologia, música e a fotografia. O fundador, junto de seu irmão, da empresa Magma3, se identifica como um artista surrealista moderno, ou seja, o rapaz aplica em suas obras trocadilhos e junções da realidade com o que seria surreal, não há exata compreensão lógica, por se tratarem justamente de encontros impossíveis de serem vistos até que o rapaz os criem. Em cada cor, traço e poesia ligados as fotografias Stamato visa “exaltar a natureza, além de romper as barreiras do que é julgado como impossível”.
De volta a adolescência de Diego, devemos ressaltar uma curiosidade, tudo começou com a inspiração de quadros de sua avó, especificamente um em que o jovem o desenhava para que pudesse se sentir parte do lugar. Ainda, sua primeira câmera foi uma aquática descartável, a princípio sua intenção era focar em fotos de surfe até que a primeira fotografia capturada por sua nova câmera e com significância até hoje foi nas praias de Boraceia.
Diego é formado em tecnologia e além de atuar como fotógrafo, como dito anteriormente, também se trata do CEO da empresa Magma3 que tem como objetivo atender clientesque necessitam de transformações digitais voltadas a TI, é válido que isso seja ressaltado uma vez que está extremamente ligado a sua carreira artística, pois o profissional utiliza de seu conhecimento ao trabalhar com diversos softwares na criação da maioria de seus projetos.
Deve-se frisar que nem sempre foi assim, o artista que hoje tem uma identidade própria já esteve em outros ramos da fotografia que ainda são presentes nessa transição feita durante o tempo. O fotógrafo sempre esteve envolvido com esportes e a natureza, por isso em suas fotografias mais “antigas” é possível encontrar bastantes referências ao mar, plantas, animais, entre outros, ou seja, a natureza em si. Como dito, mesmo que após a transição para o surrealismo moderno em suas junções em softwares além de muitas cores e luzes é possível ver que sempre há um animal, desde a uma borboleta aos olhos de um tigre, é como uma marca registrada do rapaz.
Como referência ao que foi citado anteriormente podemos trazer obras como “Secret Lives ***Awarded*** (2021)”, “Flying Between Colors (2022)” e “Golden Street of Paraty (2021)”. Diego trabalha com cores vibrantes, alta saturação e há sempre alguns objetos em destaque.Levando a arte como uma possibilidade de atingir infinitas possibilidades de comunicação e aprendizado, suas obras já ganharam prêmios significativos como: 2022 15th International Color Awards (Still Life), 2022 15th International Color Awards (Fine Art), 2020 13th Annual International Color Awards (Fine Art), entre outros, todos eles diretamente dos Estados Unidos. Agregando em sua carreira também teve suas obras expostas em exposições individuais e coletivas, entre elas no ano de 2013 no Teatro Municipal de Santos.
Para cada projeto do fotógrafo existe um período de tempo a ser trabalhado, além disso, existe grande variação de países dos quais o profissional já se arriscou para conquistar os melhores cliques. Na fase de criação é onde a busca por objetos marcantes se inicia, o local das fotografias é selecionado e ao final de cada publicação é detalhada a significância em forma de poesias escritas pelo próprio.
Não se sabe quais são os equipamentos utilizados por Diego atualmente, porém é notório o quão empenhado o fotógrafo é em suas edições e no uso de cada software já mencionados anteriormente, o processo em geral pode levar até dez rodadas de edições para que finalmente seja concluído.
Wesite
www.diego-stamato.com
Instagram
www.instagram.com/diegostamato
www.instagram.com/diegostamato