Perfil Biográfico Fotógrafos | Luigi
Por Ana Luíza Gonçalves de Souza | 3FN1 FTD 2022-2
3611 caracteres
Luiz Augusto, mais conhecido pelo seu nome artístico Luigi, é um fotógrafo de 26 anos da cidade de Santos, São Paulo. Suas fotografias transbordam cores e carisma, sendo- em sua maioria- referências à cultura pop, música, jogos e cosplay.A principal plataforma de divulgação do seu trabalho é seu Instagram, @luigiphotos_, no qual o fotógrafo publica seus cliques, agenda, making off, entre outras coisas.
Em uma entrevista, Luigi afirmou que sua paixão pela fotografia começou em2018 enquanto fazia faculdade de letras. “Eu tive que fazer um trabalho sobre semiótica e decidi analisar a linguagem expressa em fotografia, nesse momento é que minha paixão se ativou. Sempre gostei de fotografar, mas nunca foquei nisso, lembro quando jovem eu não largava minha câmera digital, pouco antes dos celulares com câmera serem moda”.
E continuou “Quanto mais estudava mais queria fotografar, mas equipamentos para um jovem fazendo faculdade é limitado. Eu decidi então estudar a técnica da fotografia antes de ter um equipamento a altura, eu tinha um celular bem mais ou menos, mas onde ia estava fotografando e pondo os conceitos na prática. Eu estava muito inspirado pela fotografia de cotidiano e fotografia jornalística na época.”
Sobre seus estudos, afirmou ter se consultado com outros profissionais da área, antes de tomar qualquer decisão “Com passar do tempo, eu fiz cada vez mais cursos- pensei até em trocar de faculdade- mas todo fotógrafo que conheci recomendava investir em cursos menores e em vivência ao invés de uma faculdade. Foi o que eu fiz. Fiz vários cursos e workshops, que me ajudaram bastante. Comecei comprar lentes para cada situação e iluminação, tudo com o tempo e com paciência.”
Ao ser questionado sobre seu equipamento, disse utilizar a câmera Canon T5i “Em 2019 eu finalmente comprei uma Canon T5i, todo mundo falava que eu era louco porque eu andava com ela por tudo que é lugar, fui até expulso de lugares por isso, mas finalmente eu podia misturar a técnica com o equipamento adequado.”
O fotógrafo afirmou, também, que seu trabalho mudou completamente após a compra das lentes e da câmera “Eu fiz muitos ensaios depois disso. Devo admitir que demorei para me ver na fotografia como minha profissão. Fiz muitos ensaios pelo prazer de fotografar, mas as próprias pessoas que eu escolhia para isso começaram a me recomendar ou queriam me pagar. Aí finalmente veio a confiança.”
Sobre seus cliques favoritos, Luigi comenta “Fiz bastante ensaio de casal e cosplayers. São o público que eu mais chamo atenção, porque é onde me divirto mais. Mas também comecei a fazer fotografia de evento e, meu deus, como é diferente. Exige estamina e muita paciência. Casamentos são meus favoritos quando se fala de fotografia de evento, mas- em geral-é por que eu sempre pego casais muito divertidos, e fotografia de casamento acaba virando um ensaio de casal com muita gente mesmo”. E acrescenta “Meus trabalhos favoritos são os que tudo era dar para dar errado, mas dá certo. Como uma vez que era para ter um ensaio num jardim, mas começou a chover e ensaio acabou sendo dentro do teatro do lugar e ficou fantástico.”
Ainda comentando sobre seu lugar favorito de fotografar, Luigi deixa escapar um de seus planos futuros “Eu gosto da natureza, pra mim ela é o melhor estúdio que existe. Provavelmente pessoas que amam controle vão discordar disso, mas essa é a graça da natureza- é você se adaptar a luz dela.Agora estou me preparando para fazer um estúdio só meu, pois, embora eu ame a natureza, tem certos trabalhos que pedem mais outras características, e eu quero dominar todas as áreas.”
Website