Quem passou pelo pátio da Esamc Santos nesta terça-feira (21) encontrou uma movimentação diferente. O motivo foi nobre. Estudantes do eixo de Engenharia da Instituição apresentaram seus trabalhos acadêmicos na Esamc PGExpo 2017.
O clima era de nervoso e muita alegria, afinal, mais do que expor seus trabalhos de conclusão de curso, os alunos também comemoraram o fim da graduação. “Estou muito feliz. Mas ao mesmo tempo fico nervoso. É a apresentação de um projeto nosso, ficamos ansiosos. Nossa graduação e carreira que contam aqui. O que as pessoas vão achar do projeto também nos preocupa. O trabalho só é importante quando é interessante para alguém”, disse Luiz Carlos da Silva Filho, 35, aluno de Engenharia de Produção.
Para o professor Alessandro Borraschi, coordenador da PGExpo de Engenharia há quase 4 anos, trata-se de uma oportunidade única. “Eu acho fundamental que eles possam mostrar o trabalho feito, o cartão de entrada para o mercado de trabalho. Boto fé nesses projetos. Todo mundo sempre tem coisas boas para mostrar e a minha torcida é de que isso seja só o começo. Desejo muito sucesso a todos”, comenta.
Foram 15 grupos entre Engenharia Civil, de Produção e Computação. A ideia é que os temas sejam expostos de maneira visual e de fácil entendimento ao público. Este ano, o desafio foi focar na vertente de Engenharia escolhida e mostrar a usabilidade de cada projeto. Ousadia não faltou aos trabalhos. Entre os stands projetos envolvendo concreto translúcido, telhado verde, cervejaria artesanal e containers eram apresentados através de vídeos, banners e pela explicação dos alunos.
Thais Mendes Silva, de 23 anos, foi uma das expositoras e conta sobre seu trabalho. “Nosso principal objetivo era usar a engenharia para ajudar a população. Pensamos em um modo de acabar com as enchentes de um bairro sem prejudicar o meio ambiente e as vias. Criamos a passagem de tubos para escoar as águas”, comenta. Para a estudante de Engenharia Civil, a PGExpo abriu novos caminhos. “O trabalho abriu nossa visão, enxergamos amplamente o que é o mercado e ao longo das pesquisas, fizemos muitos contatos. Gostei bastante”, relembra.
A Esamc PGExpo acontece a cada fim de semestre na Faculdade desde 2013. Aos estudantes fica a experiência que os prepara para o futuro mercado que chegará em breve; aos visitantes que assistem aos trabalhos, fica a sensação de que o futuro da Engenharia está no caminho certo.