Perfil Fotógrafos | Davi Souza França

| Perfil Biográfico Fotógrafo | Davi Souza França
| Por Gabrielle Lima | 4FN1FTI-2023-2
| 6911 caracteres

Davi Souza França, nascido em 05 de julho de 1991, atualmente com 32 anos, criado e nascido em Santos, litoral de São Paulo, teve uma infância difícil onde não tem muitas lembranças. Uma coisa que ele gostava muito de fazer era jogar videogame, e brincava muito. Já na sua adolescência gostava de jogar vôlei e até pensou em entrar nessa área de esporte e seguir na carreira como profissional. Mas no decorrer do processo acabou perdendo a fé nele mesma, não acreditando na sua capacidade de se desenvolver nessa área, onde ficou num momento perdido, sem saber realmente o que fazer da vida.

Foi um período longo de muita desilusão até se encontrar na fotografia. Onde hoje diz com todas as letras que está na profissão certa, se encontrou nessa área e pretende ficar nela para sempre, apenas se aperfeiçoando e melhorando cada dia na sua atuação específica que gosta de trabalhar. Davi é um santista que estudou na faculdade Uninter cursando técnico em Marketing e se formando em fevereiro de 2014. Mas nesse período já tinha iniciado na fotografia, a paixão por tirar fotos começou em 2012.

O objetivo de trabalhar na área da fotografia foi para usar de complemento na atuação como designer, porém se apaixonou pela arte de fotografar e acabou trocando de área. E desde então, é apaixonado pelo que faz e busca fazer sempre o seu melhor a cada dia. Com isso começou a dedicação e estudo pela fotografia, onde estudou, no Eduk, workshops locais e agora está fazendo curso de um profissional que mais admira que é o Rafael Pereira, mas sempre focado em aprender, gosta de estudar também sozinho online,com livros e muitos treinamentos, etc.

Atualmente sua dedicação e especialização estão voltadas em fazer ensaios fotográficos e eventos particulares como aniversários, festas, casamento e recentemente descobriu uma paixão pela culinária, onde já está estudando para se dedicar a essa área também. Nos ensaios de eventos particulares como aniversário ou festa, ele gosta de registrar os momentos de alegria do aniversariante e dos convidados, onde cada imagem registra momentos incríveis e especial para cada pessoa. E no casamento a fotografia registra momentos únicos de um dia repleto de emoção e muito amor, e só as imagens de uma foto pode apresentar o quanto é emocionante esse dia para um casal que se ama.

Recentemente iniciou com a fotografia culinária, e já está apaixonado por essa área também. Atualmente ele usa uma Nikon D7200, um flash GODOX V1, um flash Nikon Sb-700, uma Nikon D90, e alguns rádios flash. Não é um equipamento de primeira linha, porém ele consegue registrar momentos incríveis e apaixonantes para suas e seus clientes. Os equipamentos são bem caros, pois é uma área considerada de luxo, e dependendo da fotografia que o cliente deseja criar uma máquina com um equipamento mais avançado realmente trará outra qualidade de imagem. Mas o que importa é o gosto por fotografar e praticar vários treinamentos que consegue.

Para entrar nesse mercado de trabalho, Davi afirma que tem que ter muita paciência. Ir se conhecendo mais como profissional, desenvolvendo seu olhar, buscando alguns trabalhos como freelancer, e afirmar que tem que estudar muito para desenvolver um olhar diferenciado para enxergar os detalhes em cada foto ou momento que registra. No mundo de hoje em dia o profissional da fotografia tem que ter um equipamento bom, porque é um mercado muito caro. Mas não é necessário ter os mais caros para realizar fotos boas, mas sim muito treinamento e mente aberta. Fora que a fotografia é ao mesmo tempo, exata, então tem técnicas e regras para seguir, porém, é muito subjetiva e humana, deixando espaço para interpretações e para a arte.

“Na época que iniciei nessa área não tive muito incentivo, mas como comecei a gostar do que estava fazendo fui correndo atrás e decidir me aperfeiçoar nessa área que hoje amo. Mas uma boa dica que posso dizer para quem tem interesse de entrar nessa área da fotografia é estude, estude muito, não se cobre. Se errar, faz de novo, tenta de novo, ninguém nasceu com olhar fotográfico, isso é uma questão de prática, esforço, força de vontade e de gostar do que faz, tendo essas características você estará no caminho certo.Davi conta que ama fazer fotografias de ensaios, festas, mas reforça que está cada vez mais apaixonado pela fotografia culinária”.

Na parte financeira, Davi afirma que a remuneração depende realmente de qual público o fotografo quer atingir. No caso dele, ele comenta que dá para viver do mercado e que é uma questão de paciência chegar onde almeja ou ter a remuneração que deseja, só depende do fotógrafo, é trabalhar muito dia após dia que logo verá os resultados que deseja. Ele comenta que ainda não está totalmente satisfeito, mas que tem muito orgulho quando lembra da trajetória e do quanto lutou para chegar até onde está hoje.

Referente aos clientes que não reconhecem o valor de um fotógrafo é desanimador, às vezes realmente dá um estresse porque tem cliente que não reconhece a importância do fotógrafo e acha que consegue tirar belas fotos só com a câmera do celular, sei que tem celulares que são ótimos, a câmera são excelentes, mas não é o mesmo com uma câmera profissional. Davi conta que nessa sua jornada pela fotografia tem alguns artistas que acompanha e se inspira, dentre alguns que ele citou, o Rafael pereira é um dos seus queridos nessa área, e contou que recentemente conseguiu iniciar um curso esse professor top que se chama Rafael ferreira foto, E também gosta da Emma Watson, Monica Lozzi, Mirella Pazini.

Ele já recebeu uma menção honrosa pela academia Vicentina de Artes e Oficio, onde ficou muito contente e feliz por esse mérito. Durante a entrevista com o Davi ele contou que através da fotografia conheceu muitas pessoas que trabalham no mundo dos eventos e hoje se tornaram suas melhores amigas, e como exemplo ele falou da Mari Céspedes que é assessora e uma das minhas modelos, onde tenho várias fotos dela no meu Instagram.

Citou também a Cássia Siqueira, do Doce e Bela. E afirma que além de ter se descoberto nesse mundo da fotografia como profissional, fez amizades maravilhosas com pessoas espetaculares aonde irá levar essa amizade para sempre. Davi finaliza dizendo que a fotografia trouxe realizações na sua vida pessoal, ele conheceu sua namorada por um trabalho como fotógrafo e hoje eu me vejo casando com ela e se tornou uma das pessoas que eu mais admiro.

“Eu amo fotografar pessoas, gosto desse contato com os aniversariantes ou modelos, e também, para mim a fotografia está muito ligada a palavra “Eternizar”, porque eu sempre me vejo eternizando algum momento. E conclui com essa frase que ele gosta muito “É possível encontrar a luz, até mesmo nas horas mais sombrias. Basta a pessoa se lembrar de ascendê-la”.

Instagram:
https://www.instagram.com/bydavifranca