| Perfil Biográfico Fotógrafos | Luiza Borges
| Por Ana Laura Prado | 4FN1 FTI 2023-2
| 4224 caracteres
Luiza Borges é uma artista visual e fotografa formada pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo em 2018, e também em Direção de arte pela Academia Internacional de Cinema em 2022. Nascida em Brasília, desde a infância, Luiza sempre nutriu um interesse pela fotografia, mas foi durante seus estudos em artes visuais, ao se mudar para São Paulo, que esse fascínio se intensificou. Luiza estudou artes visuais por 3 anos e decidiu não dar sequência aos estudos. Preferiu se voltar para a fotografia. Ainda que seu enfoque inicial estava nas artes visuais, planejou utilizar a fotografia como uma ferramenta para criação artística. Ao término do curso de fotografia, Luiza já havia desenvolvido alguns trabalhos autorais que lhe abriram diversas portas nesse campo.
Luiza dedica-se à magia da fotografia como uma linguagem artística e experimental, especializando-se, principalmente, em retratos, que transcendem para o universo da memória, do imaginário e dos sonhos. A técnica que Luiza mais utiliza na fotografia é a regra dos terços, sempre a utilizando como base, devido ao uso frequente do modo retrato, além de não gostar de deixar tudo muito centralizado. Luiza também fotografa bastante em preto e branco e, às vezes, com dupla ou longa intervenção. De acordo com Luiza, essas técnicas auxiliam bastante para criar uma composição mais criativa.
Sua arte tece uma ponte entre o passado e a vida cotidiana contemporânea, encontrando inspiração no surrealismo, na feminilidade e na natureza. Os traços iniciais de Luiza no mundo artístico envolviam ilustrações, pinturas e desenhos, mas seu trabalho fotográfico revela características mais plásticas, como pinturas manuais e colagens.
Participar de exposições coletivas faz parte da jornada artística de Luiza. Em 2018, ela integrou a exposição “Presença e Ausência”, na Escola Panamericana de Arte e Design. No ano seguinte, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensaio e Menção Honrosa na categoria Foto Única no Encontro de Fotografia Foto Sururu, em Maceió.
Luiza também deixou sua marca internacionalmente ao ser finalista do Congresso Nacional de Fotógrafas Latam, participando da exposição em Popayán, Colômbia, em 2019. Sua presença em feiras e eventos independentes, como a MOTIM em Brasília, destaca a conexão direta com o público e a comunidade artística.
Em 2020, Luiza expandiu suas fronteiras, participando de uma exposição online internacional intitulada “MagicalRealism: Latinas”. No mesmo ano, conquistou o segundo lugar no concurso fotográfico do Festival “Foto Mantiqueira”. Também foi selecionada na convocatória das Publicadoras Independentes da “A Banca Vermelha”, em São Paulo.
O ano de 2021 trouxe mais reconhecimento, com a seleção para a exposição na categoria “Selfie em foco” no Festival Internacional Paraty em Foco, apresentando seu autorretrato “Sorria”.
Luiza não apenas expressa sua arte por meio de imagens, mas também compartilha seu conhecimento. Proferiu palestras sobre o processo de construção de ensaios e projetos fotográficos, contribuindo para a educação artística, e participou de diálogos visuais, mostrando que sua influência vai além das lentes da câmera.
Em 2022, Luiza continuou a expandir seu alcance, expondo seu trabalho em eventos notáveis como a Feira Jardim Secreto em São Paulo e a primeira edição da feira “À Bananeira”, no espaço Bananal Arte, também em São Paulo. Seu compromisso com a arte e sua presença constante em eventos destaca Luiza Borges como uma força criativa a ser admirada e inspirada.
Para quem deseja ingressar na carreira de fotografia, Luiza acredita que o mais importante é se divertir, não levar a fotografia com tanto peso, fotografar sempre que puder. Segundo ela, essa é a melhor forma de ir treinando o seu olhar com o tempo. Outro conselho que Luiza deixa para esses futuros profissionais é às vezes imprimir o seu material, não ter ele somente digitalizado, colocar as fotografias próximas umas das outras para ir compreendendo melhor o próprio trabalho e ir construindo um portfólio.
Website:
https://luborgesfotografia.com.br
Instagram:
https://www.instagram.com/luborges.foto