Perfil Fotógrafos | Maurício Silva

| Perfil Biográfico Fotógrafo | Maurício Silva
| Por Giovanna Ventura | 5FN1 FTI 2024-2
| 3296 caracteres

Giovanna Ventura: Quando começou seu interesse por fotografia?
Maurício Silva: Sempre tive esse interesse, mas tive certeza de que queria isso para a vida, quando com 15 anos, comecei a trabalhar no Diário do grande Abc (jornal tradicional em Santo André), na hora da minha janta, eu ia até o laboratório fotográfico do jornal e pedia para os laboratoristas me ensinarem a revelar e ampliar filmes (na época fotografia analógica).

O que influenciou você na fotografia? Inspirações, pessoas, mercado?
Sempre gostei da fotografia, mas o que me influenciou foi o projeto de escrever um livro, ainda não escrevi,mas estou fazendo as pesquisas necessárias.

Como e onde você começou a sua carreira?
Em 1993 trabalhava como Office-Boy na Redação do Diário do Grande Abc. Poucos meses depois surgiu uma vaga no laboratório, então eu fui promovido para trabalhar lá. Aos poucos a tecnologia foi chegando, nos anos 2000, com a chegada da fotografia digital, a empresa montou um departamento de tratamento digital, o que era feito manual passou a ser feito nos computadores. Nesse setor trabalhei até 2015. Na minha mente surgiu a ideia de escrever um livro sobre futebol amador. Só que para escrever um livro, eu teria que ter uma base, que seria a faculdade, e no livro queria usar fotos de minha autoria. Em 2016 comecei na universidade, desde então comecei a escrever e fotografar para o jornal. A empresa me deu uma oportunidade de crescer profissionalmente, e o mais importante, estava fazendo o que gostava que era fotografar e escrever. Em 2021 em plena pandemia fui demitido da empresa, foi aí que criei o site Futebol de Várzea (portal que fala do futebol amador regional). Atualmente trabalho no meu site e faço assessoria de imprensa para um vereador.

Possui alguma formação técnica ou acadêmica na área da fotografía?
Sim. Fiz alguns cursos, mas aprendi mesmo na prática com meus amigos fotógrafos, onde pedia informações para eles. Na verdade os cursos ensinam mais a parte de teoria, você aprende mesmo na prática.

Qual o equipamento de trabalho utiliza?
Para os meus trabalhos eu uso uma câmera Canon T6; uma lente 18-55mm; uma lente 75-300; uma lente 70-200 e um flash da Canon e um notebook, onde faço as edições das imagens.

Qual a sua área de atuação?
A minha área de atuação é na área esportiva (futebol), mas faço qualquer tipo de trabalho que me passarem.

Quais os desafios acredita que o profissional de fotografia pode ter pela frente na atualidade?
O desaío principal é trazer uma imagem diferente, mesmo porque com a tecnologia atual, todo mundo tem um celular na mão e consegue fazer uma imagem. Mas o diferencial é fotografar uma imagem diferenciada, coisas que o amador não consegue. Costumo dizer que, o fotógrafo profissional, tem um olhar diferente.

Tem alguma dica para alguém que tem interesse em começar uma carreira?
A primeira dica é gostar de fotografar, comprar um equipamento e fazer um curso, depois ir a luta que o sucesso depende do seu esforço.

Deseja acrescentar algo que não perguntei?
Sempre comento que a fotografia é uma arte, devido a nossa cultura viver de arte no Brasil é difícil, mas quando se faz o que gosta não há dinheiro que pague, é gratificante.

Website:
https://www.futeboldevarzea.com