| Perfil Biográfico Fotógrafo | Raul Baretta
| Por Maurice Pires | 5FN1 FTI 2024-2
| 4935 caracteres
Maurice Pires: Quando começou o seu interesse por fotografia?
Raul Baretta : Sempre tive predisposição antes de virar fotógrafo, eu gostava de fazer fotos pelo celular e editar fotos e as pessoas achavam legal, o pessoal achava que tinha um bom olhar.
Quando comecei a trabalhar no Senac, quando conheci o curso de fotografia e eu tinha uma referência em um lugar que eu frequentava como um fotógrafo que tinha alguns trabalhos bem legal e bonitos e acabou tendo um meeting, me interessei pela área conheci os cursos de fotografia do Senac, ai decidi estudar, ai com isso conheci a base teórica da fotografia e conheci a fotografia de futebol através de alguns vídeos na internet, alguns fotógrafos que já seguia O que foi a primeira coisa que você fez para se tornar um fotógrafo?
O que influenciou você na fotografia? Inspirações, pessoas, filmes, mercado etc.
Primeiramente futebol, uma paixão minha desde criança , Em segundo uma referência que tinha e admirava um fotografo e videomaker que era muito talentoso ai apartir dai comecei a seguir as referências na fotografia que eu tinha para mim, como se fosse o nome de um O Ricardo Nogueira, que é um grande fotógrafo de futebol, que é mundialmente reconhecido hoje. ele trabalha na Espanha, é fotógrafo de futebol, é ministro júnior, venceu a Conferência da Seleção Brasileira, é um cara que eu sempre me inspirei, ele é uma grande inspiração.
Como e/ou onde você começou a sua carreira?
A minha carreira começou no futebol de várzea, foi onde eu aprendi a fotografar futebol mesmo e a partir daí eu me tornei fotógrafo freelancer e aí eu fui numa agência do Rio de Janeiro, que chama Agência Enquadrar, que é de um fotógrafo bem renomado, que é o Alexandre Drum, parceiraço, inclusive é um mentor para mim ele me ensinou todas as ferramentas de trabalho de um freelancer e tudo mais foi bem legal.
Possui alguma formação técnica ou acadêmica na área da fotografia?
Sim, eu sou formado em fotografia pelo SENAAC e também com formação em produção audiovisual pela FAN
Qual o equipamento de trabalho utiliza?
Hoje eu tenho duas câmeras e três lentes. O meu corpo principal é uma EOS R5 da Canon e uma EF 400 2.8 IS. Eu tenho uma EOS RP também, uma RF 24-70 2.8 e uma RF 50 1.8. Esse é o meu material fotográfico, né?
Qual a sua área de atuação?
Futebol
Quais os desafios você acredita que o profissional de fotografia pode ter pela frente na atualidade?
Eu acho que na fotografia de futebol a principal dificuldade de enfrentar é o mercado mesmo porque hoje o fotojornalismo, que são as fotos que você faz para a imprensa, não é um mercado em um lugar que tem um financeiramente bom, não é muito valorizado… sites e as revistas pagam pouco. Os jornais também pagam pouco até porque os próprios jornais também estão mais desafiados, não é como era antigamente, hoje o mundo vive em rede social, internet e tudo mais Então, o que paga mesmo é o que você produz de imagem. Enfim, acredito que a principal dificuldade vai ser o mercado mesmo.
E eu acho que a partir daí você vai encontrar um pouco de barreiras no equipamento também, porque a fotografia é “Uma brincadeira cara”, que eu falo. Então, se a câmera é cara, a lente é cara, às vezes você fazer um determinado trabalho com um determinado equipamento, pode ser uma barreira também, pode ser uma dificuldade.
Website:
https://rbaretta.myportfolio.com