| Perfil Biográfico Fotógrafos | Arthur Lotto
| Por Giovanna Souza | 5FN1 FTI 2024-2
| 3021 caracteres
Giovanna Souza: Quando começou o seu interesse por fotografia?
Arthur Lotto: Desde cedo sempre gostei muito de filmes e a fotografia me chamava muita atenção, a parte imagética. Foi no final do ensino médio que eu percebi que era um futuro possível de ser alcançado.
O que influenciou você na fotografia? Inspirações, pessoas, filmes, mercado etc.
Graças a uma amiga acabei conhecendo o Instituto Querô de Santos, um projeto social que capacita jovens na área do audiovisual e em 2019 comecei a aprender todo o processo da produção audiovisual. Sendo no vídeo ou na fotografia, com certeza videoclipes famosos de bandas como Arctic Monkeys e a brasileira Terno Rei me inspiram muito quando se trata de criação artística.
Como e/ou onde você começou a sua carreira?
No final de 2020, na pandemia, por conta de conexões que fiz durante o curso, fui chamado para um trabalho de dois dias de assistência de fotografia numa produtora de Santos, a qual presto serviços até hoje.
A partir daí eu comecei a ter contato real com equipamentos, montando luzes, ajustando câmeras e juntando dinheiro e com ajuda da minha família comprei minha câmera, uma Canon Rebel EOS SL3 e pouco a pouco peguei mais duas lentes para eu trabalhar por mim mesmo.
Comecei indo a shows com meu equipamento e tirando fotos das bandas, o contato com a música também foi muito forte na minha vida porque meus pais tiveram banda de rock por muitos anos então foi muito natural a minha afeição por fotografia de show.
Possui alguma formação técnica ou acadêmica na área da fotografia?
Não possuo nenhuma formação técnica ou acadêmica.
Qual o equipamento de trabalho utiliza?
Uma câmera fotográfica é a Canon SL3
Quais os desafios acredita que o profissional de fotografia pode ter pela frente na atualidade?
Infelizmente, não é uma área de tão fácil acesso assim. Os equipamentos são caros, dependemos muito de indicações, consequentemente precisamos muito de network e quem trabalha com audiovisual realmente trabalha muito.
Diárias de 10h e até 12h são relativamente comuns e isso deve ser levado em consideração quando você pensa em seguir carreira, fora também o tempo de edição do material. E, assim como em todas as áreas da vida, o audiovisual não está imune do machismo e vários outros tipos de preconceito, por isso que apoiar e compartilhar fotógrafos e outros artistas que façam parte de alguma minoria é e sempre será muito importante.
Tem alguma dica para alguém que tem interesse em começar uma carreira?
Mas se posso dar algumas dicas, tente mesmo assim. Aplique sua criatividade com as ferramentas que você tem em mãos, você pode não conseguir tirar uma foto de extrema qualidade com o celular no momento mas pelo menos a sua visão você está treinando.
Equipamento é sim muito importante, mas quando você tem a melhor câmera mas não tem o conhecimento, você também não vai fazer nada com qualidade. Aproveite vídeos pela internet, pesquise muito, veja filmes, observe o trabalho de outros artistas que te inspire e dê o melhor que você puder, mas também não aceite migalhas.
Instagram:
https://www.instagram.com/alotto.sdx/