| Perfil Biográfico Fotógrafo | Diego Braga
| Por Vinicius Rodriguez de Abreu | 5FN1 FTI 2024-2
| 3810 caracteres
Diego Braga nasceu na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 6 de maio de 1996. Foi atleta, trabalha há 10 anos com fotografia e atualmente é filmmaker e diretor de fotografia.
Vinicius Abreu: Como e quando começou o seu interesse por fotografia?
Diego Braga: Meu interesse por fotografia começou em 2012, eu era atleta, fui competir em Salvador, levei uma pequena câmera cybershot e comecei a fotografar a cidade. Reparei que me sentia bem fazendo aquilo e que de alguma forma eu passava alguma mensagem pra galera que acompanhavam essas fotos no Facebook.
Tem alguma formação acadêmica? Se sim, qual?
Eu estudei 1 semestre apenas na faculdade de cinema e audiovisual e tive que trancar. Agora, recentemente, realizei cursos rápidos e técnicos de direção de fotografia e assistente de direção.
Qual é o seu kit/equipamento de trabalho? (câmera, lentes, iluminação etc.)
Atualmente meus equipamentos são uma câmera Blackmagic 6k Pro, uma lente canon 16-35mm, uma lente canon 70-200mm, uma lente canon 50mm, uma câmera canon t5i, um tripé de câmera, uma bateria VMount e dois leds bastão.
Para quem quer começar a fotografar, qual o equipamento básico que você indicaria?
Indico sempre os equipamentos da Sony. Exemplos como Sony a6700/ Sony ZVE10/ Sony a7C são câmeras iniciais muito boas, tanto pra foto e vídeo, lentes como a 16-55 que já vem no kit e você já consegue realizar trabalhos incríveis.
Qual a sua área de atuação? Há quantos anos trabalha com fotografia?
Atualmente sou Filmmaker e diretor de fotografia. Trabalho a 10 anos com fotografia, comecei na fotografia e passei para o vídeo.
Como foi se posicionar e chegar a ter o seu espaço no mercado?
Foi bem difícil, precisei largar tudo na minha cidade natal e vir atrás desse sonho, me afastei de família, amigos… E chegar em uma cidade grande onde tudo é mutável o tempo todo assusta bastante. Dediquei literalmente minha saúde e meu tempo aperfeiçoando cada vez mais nos trabalhos e fazendo cada vez mais contatos profissionais. Chegar a ter esse espaço no mercado tem esse preço, abdiquei de muitas coisas.
Quais os desafios acredita ter o profissional de fotografia pela frente na atualidade?
Acredito que a própria tecnologia, ela vem avançando e em certos pontos ela nos ajuda muito na área, mas existem os poréns, existem áreas da fotografia e do audiovisual na atualidade que podem ser feitas com pura inteligência artificial, jamais terá a mesma essência, mas ainda não deixa de ser uma ameaça.
Você acredita que o equipamento digital veio para facilitar o trabalho do profissional da fotografia?
Com certeza, hoje temos diversos tipos de monitoramentos e tecnologias específicas para ter um controle mais preciso da fotografia.
Qual foi o maior desafio/dificuldade que você já enfrentou em sua carreira?
Encontrar meu espaço na área como profissional e poder viver apenas do audiovisual. De onde eu nasci e cresci sempre foi muito difícil conseguir isso, então tive que optar em buscar isso na capital.
Qual o seu conselho para quem quer começar nessa carreira?
Meu conselho é: Não se preocupe se você não tem o melhor equipamento do mundo no início para fotografar, apenas faça com o que você tem, use o máximo dele, explore cada técnica que ele pode lhe oferecer e treine seu olhar, saia sozinho para fotografar, observe bastante, crie os contatos certos, eles te alavancam na área.
Muito importante estudar, mas se você não consegue por algum motivo ter uma graduação ou curso que seja na área, vá pesquisando na própria internet, assista muitas referências, e acredite em você mesmo, sua arte faz parte de ti e ninguém pode falar o contrário.
Website:
www.zerohora.46graus.com
Instagram:
https://www.instagram.com/diegobragatri