Perfil Fotógrafos | Felipe Soares

| Perfil Biográfico Fotógrafo | Felipe Soares
| João Vitor Ocroch Marqui | 5FN1 FTI 2024-2
| 3192 caracteres

João Vitor Ocroch Marqui: Qual foi o seu primeiro contato com fotografia?
Felipe Soares: Através do Instagram.

Quando começou o seu interesse pela fotografia como profissão?
Desde pequeno sempre fui fã de audiovisual (filmes e séries) com o tempo esse amor foi aumentando e quando me dei conta já estava estudando sobre.

O que influenciou ou influencia você na fotografia? Inspirações, pessoas?
O primeiro profissional que me inspirou a fazer fotografia foi o ex-fotógrafo do canal “Desimpedidos”, Creke Aires, com o tempo esse amor com as fotos foi aumentando ao assistir filmes com uma direção de fotografia impecável.

Possui alguma formação técnica ou acadêmica na área da fotografia? Acha uma necessidade no mercado?
Sou formado em fotografia pela ESAMC, acho que existe uma necessidade para quem quer iniciar de algum lugar, mas o mercado normalmente não pede formação.

Como você deu o pontapé inicial à sua carreira?
Quando comecei a trabalhar em dois hospitais de São Paulo, essa oportunidade abriu portas para eu entrar ao mercado e conseguir novos trabalhos.

Qual o equipamento de trabalho que você utiliza? Acha que o equipamento define o profissional?
Uma câmera da Sony a mirrorless A5100, um bastão de led e duas luzes softbox. Não acho, eu acredito que o profissional dedicado faz mágica com um equipamento mais velho, eu mesmo utilizo uma câmera de 10 anos atrás e não sinto que o mercado me pune por isso, uma câmera bem velha também pode ser usada para trabalhos mais estéticos, no final o equipamento também depende do que você quer fazer.

Qual a sua área de atuação?
Fotografia hospitalar e fotografia de retrato.

Levando em conta o atual momento do Brasil, quais desafios você acredita que o profissional de fotografia pode ter pela frente?
Desafios financeiros, tanto pelo alto número de profissionais cobrando barato e pelo valor dos equipamentos, enxergo que falta mais coragem na maioria dos profissionais que estão desesperados por trabalhos e acabam aceitando qualquer valor, o que acaba desvalorizando o trabalho e o preço de outros e o alto valor nos equipamentos é resultado de um país perdido financeiramente que acaba causando preços absurdos para os profissionais.

A partir da resposta da pergunta anterior, você tem alguma dica para alguém que tem interesse em começar a seguir esta carreira?
A minha dica é começar com o que você pode comprar e não ter medo de errar, muitos fotógrafos como eu mesmo em início de trabalho tem insegurança com o próprio “trampo”, não podemos ligar para que o os terceiros pensam apenas para o que o cliente quer e também não se enganar com essa parada de equipamento, a melhor câmera é a que a gente tem em mãos.

Alguma consideração final sobre a vida vivendo da fotografia?
A cada trabalho que eu faço eu me apaixono mais por essa área e acredito ainda ser um lugar que há muito para ser explorado, a fotografia guarda aquilo que nossos pensamentos em algum momento vai esquecer, mas a foto tá lá para relembrar, essa é a magia!

Website:
https://www.linkedin.com/in/felipe-soares-7410a125b
Instagram:
https://www.instagram.com/fesoaresfs