| Perfil Biográfico Fotógrafo | Gabriel Resende
| Por Ana Carolina Pires | 5FN1 FTI 2024-2
| 3092 caracteres
Gabriel Resende nasceu na cidade de São Paulo, em 26 de fevereiro de 1998. Graduado em Direito pela Universidade Paulista, ele encontrou sua paixão pela fotografia em 2016, quando ainda cursava o ensino superior. Naquela época, fez suas primeiras capturas com o smartphone que possuía, iniciando um percurso que o levaria a se apaixonar pelo fotojornalismo. Inspirado em grandes nomes como Saul Leiter e Evandro Teixeira, Gabriel se dedicou cada vez mais à fotografia.
Em 2018, ele deu o primeiro passo profissional na área, cobrindo o evento “Estação Verão Show” para o portal Rede Praia Grande, onde permanece ativo até hoje. Gabriel também é uma figura engajada nas causas socioculturais da região, sendo Membro Fundador e Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Praia Grande (IHGPG). Ele é também Acadêmico Titular da cadeira Nº 30 na Academia de Letras e Artes de Praia Grande (ALAPG), cujo patrono é o Dr. Milton Teixeira.
Ana Carolina Pires: Quando surgiu seu interesse por fotografia?
Gabriel Resende: Foi em 2016, logo quando ingressei na faculdade. Eu comecei fotografando como um hobby, usando o meu smartphone da época, uma Motorola Moto Z Play.
Quem ou o que influenciou você na fotografia? Teve inspirações em pessoas, filmes ou até mesmo o mercado?
A fotografia de rua e o fotojornalismo sempre me fascinaram, em especial o trabalho de Saul Leiter e do brasileiro Evandro Teixeira, que se destacou com seu trabalho durante a Ditadura Militar.
E sobre sua formação?
Além de ser Bacharel em Direito pela Universidade Paulista – UNIP, sou licenciado em História e em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano. Também fiz uma Pós-graduação em Docência e Prática da História do Brasil pela Faculdade Focus e um curso técnico em Fotografia.
Onde foi que você começou sua carreira?
Em 2018, na cobertura da Estação Verão Show, um festival de música que ocorre anualmente em Praia Grande, durante a temporada de verão.
Qual equipamento você usa no trabalho?
Trabalho com uma câmera DSLR Canon EOS Rebel SL3 e uso lentes de distâncias focais variadas, como por exemplo 18-55mm, 55-250mm, 18-135mm e 70-200mm.
Você atua em alguma área específica da fotografia?
Sim, minha área é a do fotojornalismo.
Na sua opinião, quais são os desafios que os fotógrafos enfrentam hoje?
Um grande desafio é a concorrência com smartphones, que, a cada ano, possuem mais tecnologia. Isso acaba tornando a fotografia acessível a qualquer um que tenha um celular, impactando a percepção sobre o trabalho dos profissionais.
Tem alguma dica para quem está começando na carreira?
Minha dica é: faça o que ama e mantenha o foco. Invista em bons equipamentos e em capacitação, e não se esqueça de usar estratégias de marketing para atrair clientes.
Há algo que você gostaria de acrescentar?
Por enquanto, nada a acrescentar.
Website:
https://www.linkedin.com/in/gabrielresendeadv
Instagram:
https://www.instagram.com/resprodutora