| Perfil Biográfico Fotógrafo | Guilherme Fiorucci
| Por Evelyn Pereira dos Santos | 5FN1 FTI 2024-2
| 4529 caracteres
Guilherme Fiorucci é um apaixonado pela fotografia e professor, nascido e residente no litoral de São Paulo. Desde mais novo, desenvolveu um olhar sensível e artístico para o mundo ao seu redor, capturando momentos, pessoas e belezas naturais através de sua câmera. Com uma sólida formação acadêmica, ele dedica sua vida ao ensino de História.
Além de lecionar, Guilherme utiliza a fotografia como uma forma de explorar, documentar e expressão artística. Seus amores pelas artes visuais e pela fotografia se entrelaçam, além desse registro estático, também produz vídeos.
Evelyn Pereira dos Santos: Quando começou o seu interesse por fotografia?
Guilherme Fiorucci: Fui passando por momentos específicos na vida, que foram em certo sentido, aflorando minha concepção artística. Quando criança/início da adolescência, comecei um projeto com alguns amigos, de criar um canal no YouTube sobre Skate, ali dei os meus primeiros passos no audiovisual. Mas foi no Ensino Médio que tudo mudou. Eu estudava em uma escola de Período Integral em Praia Grande, que me imergiu na arte de tal forma, que me levou a me redescobrir quem eu era. Passei a me interessar de maneira profunda e intensa, pela Poesia, Teatro, e Dramaturgia.
Em uma das “aventuras artísticas” da escola enquanto eu estava no Segundo Ano, me envolvi em uma Eletiva de Cinema, ministrada pela minha professora de Arte, a senhorita Vanessa Castelão. Ali nós tínhamos aulas de fotografia – com fotógrafos profissionais – e várias aulas sobre cinema, que aos poucos foram reverberando dentro de mim. Saí da escola como um verdadeiro apaixonado pela arte, que em sua cosmovisão de mundo, percebia os mínimos detalhes poéticos da vida, tendo agora a Fotografia como algo belo a ser apreciado.
O que influenciou você na fotografia? Inspirações, pessoas, mercado?
Além das minhas experiências artísticas na adolescência, o que me inseriu de fato na fotografia e no audiovisual como um todo, foi um amigo querido no ano de 2020, que havia iniciado no ramo. Aos poucos fui sendo influenciando por esse mundo encantador, através do trabalho dele.
Para, além disso, um dos grandes fotógrafos e Fillmakers que me influenciou a adquirir um equipamento profissional, e buscar produzir aquilo que eu já consumia a anos através do seu trabalho, foi um Fillmaker chamado David Mota, cujo trabalho se encontra em grande parte em seu canal no YouTube.
Como e onde você começou a sua carreira?
Apesar de ter em minha volta, alguns amigos que se inseriam no ramo do audiovisual, começaram a me lançar sozinho em projetos. Primeiro fui aflorando minhas técnicas em minha Igreja Local, da qual faço parte a vida toda, registrando nossos encontros semana após semana, através do meu equipamento, que havia acabado de ser conquistado no começo de 2021.
Depois, aos poucos, comecei a realizar alguns ensaios de amigos, que em sua grande maioria, se resumiam a ensaios em espaços abertos, sempre permeados por grande natureza. Fui adquirindo uma “casca mais profissional” em um grupo de pesquisa histórica da minha Universidade (Universidade Federal de São Paulo) na qual, passei a produzir e encabeçar diversos conteúdos de audiovisual, como podcasts e gravações.
Possui alguma formação técnica ou acadêmica na área da fotografia?
Apenas os cursos os quais mencionei e o Ensino Médio
Qual o equipamento de trabalho utiliza?
Uma câmera Nikon D3200, aliado a uma lente Nikon 50mm f 1.4, manual, produzida no Japão.
Qual a sua área de atuação?
Em grande maioria, retratos em espaços abertos.
Quais desafios acredita que o profissional de fotografia pode ter pela frente na atualidade?
Acredito que a ascensão das IA, apesar de ser uma possibilidade de ferramenta para um fotógrafo, temo que em certo sentido, em um futuro não tão distante, o fotógrafo poderá ter o seu trabalho “trocado” pelas novas ferramentas de IA, que se propõem a a criar qualquer tipo de foto, com qualquer iluminação e coloração, correspondendo todos os desejos de quem manuseia a plataforma.
Tem alguma dica para alguém que tem interesse em começar uma carreira?
Repassando os clichês que ouvi, que embora sejam clichês, carregam muitas verdades: Apenas comece, com qualquer equipamento, nem que seja um celular já está ultrapassado, o Olhar do fotógrafo, as vezes, produz mais do que um bom equipamento.
Website:
https://www.flickr.com/photos/195256575@N05/
Instagram:
https://www.instagram.com/guifiorucci