| Perfil Biográfico Fotógrafo | Luana Araújo
| Por Maria Regina Cerqueira de Oliveira | 5FN1 FTI 2024-2
| 6004 caracteres
Luana Araújo é uma jovem fotógrafa de 22 anos, nascida em Guarujá, mas vivendo desde sua infância na cidade de Santos ambos no estado de São Paulo. Ela descobriu e passou a conhecer a fotografia enquanto ainda cursava o ensino fundamental. O motivo pelo qual Luana descobriu a fotografia foi pela curiosidade em saber do que se tratava a profissão e como funcionava, passou a questionar-se como ela poderia se tornar uma profissional na área e em uma jornada de descobertas, saber se realmente a fotografia era do seu interesse e para a sua vida. Depois de passar por alguns perrengues dentro da fotografia como o cartão de memória parar de funcionar e sumir com as fotos armazenadas ou o flash não funcionar quando era o momento de registrar uma foto perfeita, a deixava desanimada e com vontade de desistir, mas ao invés da desistência, todos esses altos e baixos fez com que o interesse de Luana aumentasse e o amor pela profissão surgisse, fazendo ela ir atrás de melhorias, como equipamentos adequados e colocar em prática tudo aquilo que desejava.
Maria Regina Cerqueira de Oliveira: Quando começou o seu interesse por fotografia?
Luana Araújo: O meu interesse pela fotografia começou desde o ensino fundamental, então já faz alguns anos que eu tenho amor e interesse por essa arte que é a fotografia.
Possui alguma formação técnica ou acadêmica na área da fotografia?
Na verdade, não tenho nenhuma formação formal, ou melhor, se dizendo, diploma. Tudo que eu sei sobre fotografia hoje foi através das minhas práticas, pesquisas na internet, vídeos, inspirações de outros artistas ou fotografias.
No momento qual é a sua área de atuação? Pretende continuar nesta área ou deseja atuar em alguma outra?
No momento estou atuando em eventos como festas de 15 anos, chás de bebês, festas de crianças, casamentos e ensaios profissionais. Apesar de ser áreas que são cansativas e complicadas, eu gosto bastante por saber que estou registrando momentos especiais, eu sinto como se eu estivesse contando uma história que irá ficar marcada. Mas gosto também por conta de toda experiência, novos aprendizados e desafios que aparecem, principalmente lidar com o que compõe as fotos, que são as pessoas.
Mas agora falando das áreas que eu desejo atuar na fotografia, seriam duas: tirar fotos de pessoas pelas ruas, onde essas pessoas queiram e desejam ser fotografadas ali no momento que eu abordar elas e futuramente atuar também em ensaios profissionais de revistas ou na área de moda.
Levando em conta que hoje em dia muitas pessoas conseguem fazer fotografias com smartphones ou ter a sua própria câmera mais facilmente, de que forma acredita que o profissional da fotografia pode vencer os desafios da atualidade?Essa é uma ótima pergunta! O diferencial de um fotógrafo é o seu nível de
criatividade, com isso eu quero dizer que na hora do “click” o fotógrafo tem a capacidade de capturar emoções, momentos únicos, é como se ele sentisse a hora de dar o “click” porque ele já soubesse que daí vai sair uma foto única e sabemos que o olhar de um fotógrafo é muito diferente, ainda mais quando se ama muito o que faz, e o que ajuda ele nessa jornada e desafios é uma boa câmera e experiências, o que não se consegue muito com um simples aparelho como smartphone.
Tem alguma dica para dar para alguém que está começando na fotografia?
Com certeza! As dicas que eu possa dar é: dedicação, aprimoramento e o maior de tudo que é gostar do que faz, ter certeza de que quer isso, porque isso vai ser um grande diferencial no caminho. E quando eu digo dedicação, não é apenas colocar pra fora que vai se dedicar e sim correr atrás de aprender novas coisas, de ultrapassar barreiras, não se importar com críticas daqueles que estão a nossa volta, nos desanimando. É apenas você, sozinho e se tiver uma única pessoa além de você mesmo que te apoie, valorize.
O que faz para se inspirar para fazer fotografias?
Eu penso sobre o que estou sentindo no momento, pesquiso novas ideias baseada nisso e me inspiro também me esforço para criar novas ideias, porque isso traz uma identidade muito bacana, exclusiva e única ao profissional.
Quais são os equipamentos que utiliza?
Atualmente eu tenho uma Canon SL2 e tenho que dizer, consigo fazer fotos incríveis e únicas com essa menina. Uso também um notebook para tratar algumas fotos antes de enviar para o cliente, mas nada de photoshop ou tratar a pele porque eu particularmente gosto de trabalhar com uma pegada mais natural e meus clientes também adoram e até hoje, nenhum deles me pediu para fazer esse tipo de tratamento nas fotos.
Costuma manter-se atualizada em tendências e técnicas, de que forma?
Eu uso a internet mesmo porque é uma ótima ferramenta para se atualizar e tentar novas técnicas, basta saber usá-la de forma adequada e saber fazer uma boa pesquisa.
Como lida com a pressão de fotografar eventos importantes como casamentos?
Olha, sinceramente é muito difícil, porque sabemos que é um dia único e memorável para os noivos e também para a família. Pra mim é uma grande honra poder registrar algo tão especial que ficará pra história, principalmente dessas pessoas, e a forma como eu lido com toda essa pressão é com o amor que eu sinto por essa profissão, isso faz com que eu me acalme e no fim penso que dará tudo certo.
Acredita que alguém pode se tornar profissional sem conhecimento acadêmico?
Acredito que sim, inclusive também acredito que muitos profissionais, que são ótimos no que fazem, não têm nenhum tipo de diploma. Na minha visão algo que importa muito mais além de você amar e querer seguir essa profissão, é a dedicação que esse profissional vai ter para ser o melhor naquilo que ele escolheu para vida dele, a jornada que ele terá que seguir, onde haverá todos os tipos de desafios, perrengues, novos aprendizados entre outras coisas e tudo isso é o que vai formar ele como profissional.
Instagram:
https://www.instagram.com/luaraujofoto