| Perfil Biográfico Fotógrafo | Ludmila Halajko
| Por Larissa Ataídes Brito | 5FN1 FTI 2024-2
| 3639 caracteres
Ludmila Halajko, nasceu na cidade Santos no dia 30 de novembro de 1989 e atualmente é moradora da cidade de Cubatão. Além de casada e mãe da pequena Analu, Ludmila é formada em Medicina Veterinária pela Unimonte (atual São Judas) e seguiu a carreira por 2 anos após concluir o superior.
Em um passeio, durante uma viagem com amigos, enquanto andavam pela praia, um deles entregou uma câmera semiprofissional e a convidou para fotografar por pura brincadeira. Apesar de sempre ter gostado de fotografias, a experiência em fazer aquelas fotos acendeu ainda mais seu interesse e ao voltar para sua cidade propôs à sua irmã de comprar uma câmera e abrir um estúdio para fazerem uma renda extra, visto que na cidade só havia um local que trabalhava no ramo e que o mesmo estava prestes a fechar. Seu pai tinha uma sala comercial que foi disponibilizada para dar o pontapé para criação de seu espaço, assim começaram juntas, esse novo projeto.
As duas inicialmente conciliaram suas profissões com o estúdio, até que sua irmã decidiu não seguir e Ludmila percebeu que não gostava tanto assim de presenciar cirurgias, ver sangue e seu verdadeiro interesse eram as fotos. Após essa virada de chave, se dedicou 100% à área que já atua a 11 anos. No início da carreira ela aceitava qualquer trabalho, desde cobrir casamentos, festas até ensaios, mas decidiu segmentar seu público, fazendo somente ensaios familiares e se especializando em NewBorn e acompanhamento mensal do bebê.
Ainda que encantadora, lidar com esse tipo de fotografia não é fácil, para atuar em uma área tão especifica e que exige tanto cuidado e conhecimento, além do curso de fotografia pela instituição Centro Europeu, Ludmila fez alguns cursos que ensinavam que cada sessão requer não somente habilidades técnicas, mas também atenção desde a preparação da recém-nascida antes mesmo de chegar ao espaço, como manusear o bebê sem colocá-lo em risco e até como preparar o ambiente antes e durante as fotos com o auxílio dos pais para criar algo acolhedor e calmo para que o trabalho flua.Suas inspirações atualmente são as brasileiras Rapha Guimarães e Amanda Delaporta, com quem fez seus cursos de fotografia profissional, Bel Ferreira e a australiana Natasha Simpsom, todas fotógrafas de NewBorn.
Apesar de hoje ter muitos clientes fixos e que a valorizam, Ludmila lembra dos desafios do começo de sua carreira onde suas fotos não a agradavam enão se sentia segura de cobrar um valor justo por seu trabalho, o que acabava a sobrecarregando para conseguir suprir os gastos que tinha com o aluguel do estúdio, equipamentos, cenários, etc. Hoje, com mais experiencia e maturidade na área, ela entende que para obter bons resultados e cada vez mais alcançar novos clientes é preciso fazer investimentos altos e se manter atualizada, por isso atualmente ela usauma Canon EOS 6D e uma Lente Sigma 2470 e sempre inova na criação de seus cenários para encantar cada cliente.
Para aqueles que desejam seguir carreira, ela aconselha a não desistir, investir não só na criação do seu espaço com seus equipamentos, mas também em você! Se mantiver em constante aprendizado e de olho nas novidades que podem agregar e abrir sua mente em criatividade e inovação em seus trabalhos. Ela enfatiza que pode ser um caminho árduo, com obstáculos que você pensa que não vai conseguir ultrapassar, mas os resultados e a recompensa de ver um cliente satisfeito e te procurando para novos projetos ano após ano não tem preço.
Instagram:
https://www.instagram.com/ludmilahalajkofotografia