Perfil Fotógrafos | Rafaela Jesus

| Perfil Biográfico Fotógrafo | Rafaela Jesus
| Por Rafael Amorim | 5FN1 FTI 2024-2
| 3612 caracteres

Rafaela de Jesus é natural de Bertioga, nascida em 09 de junho de 2004, estudou na ESAMC em Santos onde se formou fotógrafa e após conclusão da formação, iniciou outra. Atualmente Rafaela tem a fotografia como trabalho autônomo, tendo trabalhos fotográficos feitos em diferentes cidades da baixada santista.

Rafael Amorim: Quando começou seu interesse por fotografia?
Rafaela Jesus: Meu interesse pela fotografia começou em 2019, mas só durante a pandemia eu investi de verdade no meu trabalho. Eu fazia fotos pelo celular mesmo, chamava amigos ou parentes e criava ensaios diferentes para praticar. O meu sonho era ter uma câmera profissional, então estudei todos os tipos de câmeras e lentes, juntei dinheiro por quase 2 anos e conquistei minha primeira câmera em 2021.

O que diria para quem quer começar nessa área?
Diria para não ficar comparando o seu trabalho com o de fotógrafos que estão há anos nessa área. Claro que é sempre válido ter fotógrafos como referência e estar sempre por dentro de tudo, mas é importante entender que cada um tem um olhar e um jeito de fotografar. Essa comparação no início pode dificultar um pouco a descoberta do seu nicho e estilo de fotografia.

Falo isso porque, no começo, eu me comparava e tentava ser igual aos outros, mas, com muita prática, descobri o meu estilo. Já puxando para a prática, outra dica é: não se limite! Mesmo que você tenha apenas um celular, pratique, estude como fazer fotos legais com o celular, fotografe tudo. Isso será muito importante para sua criatividade e desenvolvimento; você não precisa começar com uma câmera profissional.

Que equipamentos você utiliza hoje?
Eu tenho uma Canon SL3 com a lente do kit 18-55, um bastão de luz LED Yongnuo YN360 II RGB e um rebatedor e difusor circular 5×1 – 60cm.

Você possui alguma formação técnica ou acadêmica na área?
Me formei este ano no curso tecnólogo de fotografia e comecei outra faculdade; estou no 2º semestre do curso de cinema e audiovisual.

Qual é a parte mais difícil do seu trabalho?
É lidar com o público. Como eu trabalho com ensaios femininos, muitas vezes a cliente não se sente bem consigo mesma, mas quer fazer um ensaio. A parte mais difícil é lidar com a autoestima dessas pessoas, porque cada uma tem um estilo e o meu trabalho é elevar a autoestima delas. Então, sempre tento conversar, entender a personalidade da cliente e como vamos trabalhar aquele ensaio.

Outra coisa é que você sempre tem que se desafiar, e isso é algo difícil no meu trabalho, porque dá medo sair da nossa “bolha”. Mas acredito que somos criativos o suficiente para sempre fazer coisas novas e fotografar outros nichos. Acho que é uma forma legal de chamar a atenção para o seu trabalho. Antes, eu não pensava muito assim, mas hoje em dia sempre quero me desafiar.

O mercado da fotografia é um mercado que tem bastante espaço para os profissionais da área?
O mercado da fotografia está sempre em constante evolução. Com o avanço da tecnologia, como câmeras de smartphones de alta qualidade, a concorrência aumentou, mas isso também criou novas oportunidades. Setores como fotografia de eventos, retratos, produtos, moda e até fotografia de drones estão em alta. Além disso, a demanda por conteúdo visual nas redes sociais e plataformas digitais continua crescendo, o que favorece fotógrafos que sabem se adaptar a essas tendências. No início, eu criei um Instagram justamente para ficar por dentro das novas tendências e para alcançar mais pessoas; uso como portfólio

Instagram:
https://www.instagram.com/a_rafajesus