Perfil Fotógrafos | Rodrigo Palassi

| Perfil Biográfico Fotógrafo | Rodrigo Palassi
| Por Felipe Mendes Belchior | 5FN1 FTI 2024-2
| 4380 caracteres

Rodrigo Palassi é atualmente o responsável por retratar as rotinas do Poder Legislativo Cubatense através de suas fotografias. Servidor público da Câmara Municipal de Cubatão desde 2013, busca transmitir seus conhecimentos para contribuir com o princípio constitucional da publicidade, além de também realizar trabalhos por conta própria, muitos acompanhados do seu estilo “preto e branco”. Possui 34 anos de idade e é residente da Baixada Santista do Litoral Sul de São Paulo. Foi também aluno da segunda turma de Publicidade e Propaganda da Faculdade Esamc Santos, no ano de 2007.

Felipe Mendes Belchior: Quando começou o seu interesse por fotografia?
Rodrigo Palassi: Meu interesse for fotografia começou ainda na adolescência, me chamavam muito a atenção os videoclipes das bandas que eu curtia, geralmente no estilo de rock/punk e eu me interessava bastante pela fotografia e iluminação utilizadas, ainda que não entendesse muito de características e informações técnicas nem nada do tipo. Entretanto, foi no primeiro semestre da faculdade de publicidade e propaganda onde comecei a estudar de fato a fotografia e, posteriormente, decidi seguir carreira na área.

O que influenciou você na fotografia? Inspirações, pessoas, mercado?
Comecei a trabalhar de verdade através da fotografia de estúdio, porém desde o princípio, com especial interesse pela fotografia em preto e branco. Assim sendo, comecei a me aprofundar nos grandes fotógrafos dessa área, como por exemplo Sebastião Salgado, Ansel Adams, Bresson… Também me despertava bastante o interesse pelo cinema clássico e obras de Rembrandt e Caravaggio.

Como e/ou onde você começou a sua carreira?
Minha carreira teve início em meados de 2008, época em que comecei a realizar fotografias de alguns ensaios pessoais, após alguns amigos e pessoas próximas acompanharem fotos que eu postava nas redes sociais da época.

Possui alguma formação técnica ou acadêmica na área da fotografia?
Sim, cursei 4 semestres de Fotografia durante o período em que frequentei a faculdade de Comunicação Social na Faculdade Esamc Santos, por coincidência. Após esse período eu realizei alguns cursos específicos nas áreas de meu interesse, como por exemplo iluminação, fotografia de estúdio etc.

Qual a sua área de atuação?
Atualmente sou servidor público, empossado no cargo de Fotógrafo, onde realizo fotografias do cotidiano parlamentar na Câmara de Cubatão, acompanhando reuniões de comissões de vereadores, sessões ordinárias e extraordinárias, atos solenes e outros eventos. Também realizo por conta própria um trabalho “freelancer”, onde faço fotografia de pessoas.

Qual o equipamento de trabalho utiliza?
Atualmente eu utilizo dois sistemas distintos. Na Câmara Municipal de Cubatão uso uma DSLR Nikon, por se tratar de um órgão público, existem algumas barreiras quanto a compra de uma nova câmera e equipamentos, porém considero suficiente para a realização dos trabalhos. Já para meus trabalhos pessoais possuo uma Mirrorless Sony.

Quais desafios acredita ter o profissional de fotografia na atualidade?
Acredito que, com a maior facilidade de acesso às novas tecnologias e dispositivos, acaba se tornando necessário criar uma imagem “forte” e destacada dos demais no mercado, principalmente com a nova realidade das redes, onde o fotógrafo encontra muitos meios de divulgação de seu trabalho e possui mais liberdade de criação. Muitos ainda acreditam que “basta ter um iphone” para realizar fotos “profissionais”, ou que a Inteligência Artificial é capaz de substituir um profissional na edição e/ou criação de imagens, o que felizmente não é realidade.

Tem alguma dica para alguém que tem interesse em começar uma carreira?
Se dedicar, principalmente, ao estudo da técnica e da linguagem fotográfica. O fotógrafo iniciante costuma dar muita atenção ao equipamento, se preocupando em adquirir sempre mais e mais, acreditando que isso por si só vai garantir um melhor resultado final e, consequentemente, maior destaque no mercado. O problema é que, na verdade é ao contrário, pois é melhor ter um equipamento iniciante e conhecer os princípios e técnicas do que ter um equipamento de alto custo e não ter as bases da fotografia.

Website:
https://www.cubatao.sp.leg.br

Instagram:
https://www.instagram.com/palassifotografia