Evento discutirá sobre o futuro do Porto de Santos e suas transformações, com foco em inovação, sustentabilidade e impacto regional
De 14 a 17 de abril, das 19h30 às 21h, o teatro da ESAMC Santos será palco de uma atividade acadêmica para os alunos dos cursos de Relações Internacionais, Logística e Comércio Exterior: “As Inovações Previstas para o Porto até 2030”, com cinco convidados externos que falarão sobre o tema, reunindo visões estratégicas sobre os próximos anos do maior complexo portuário da América Latina e suas implicações regionais e nacionais.
Recorrente para o eixo de ensino da ESAMC Santos, as palestras fazem parte de um esforço da instituição em instruir os alunos sobre a região. A iniciativa, idealizada pelos docentes Gisele Souza e Odair Dias, busca preparar os futuros profissionais para as transformações e oportunidades que o Porto de Santos oferece para os próximos anos.
Para a professora Gisele, uma das organizadoras do evento, a escolha do assunto está alinhada às mudanças que o Porto de Santos pretende implementar até o fim da década. Entre as principais metas estão a sustentabilidade, a conectividade multimodal, a digitalização de processos, a inovação e o desenvolvimento regional. Já para Odair, a atividade possui valor pedagógico e isso é o motor principal para a motivação do evento.
As palestras abordarão as inovações estratégicas planejadas para estabelecer o complexo portuário como um hub logístico global, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região e do país. A expectativa dos professores é de que os alunos aproveitem ao máximo a experiência, esclarecendo todas as previsões de mudanças e como a autoridade portuária e a União promoverão essas transformações, trazendo crescimento para o Porto e para a cidade de Santos.
Programação
· 14/04 – 20h
Tema: Influência da Diplomacia Internacional do Brasil
Palestrante: Dr. Wáter Titz – Médico de Família e Comunidade, formado pela Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM, Cuba)
· 15/04 – 20h
Tema: Futuro das Exportações do Brasil – Caramuru Alimentos
Palestrante: Paulo Bastos – Executivo da empresa Caramuru Alimentos
· 16/04 – 20h
Tema: Impactos do Porto de Santos na cidade e o papel da União nessa gestão
Palestrante: Émerson Santos – Coordenador do escritório descentralizado na SPU-SP, psicólogo e pós-graduado em Gestão Pública
· 17/04 – 20h
Tema: Desafios do Porto de Santos
Palestrante: Prof. Dr. Hélio Hallite – Especialista com 45 anos de experiência em Comércio Exterior, Logística Portuária, Gestão Ambiental e Mobilidade
Serviço:
· Palestra: “As Inovações Previstas para o Porto até 2030”
· Data: 14 a 17 de abril
· Horário: 19h30 às 21h
· Local: Teatro da Instituição
· Organização: Professores do Eixo de Negócios – Cursos de Relações Internacionais, Logística e Comércio Exterior