Perfil Fotógrafos | Julia Lanziotti

Perfil Fotógrafos | Julia Lanziotti
Por Mateus Morais – FTI 2019-1
3154 Caracteres

Entrevista com a fotógrafa profissional Julia Lanziotti para o trabalho de Perfil Biográfico de Fotógrafos da disciplina de Introdução em Fotografia, do curso Tecnólogo em Fotografia da Esamc Santos.

Quando você resolveu virar fotografa?
R: Eu saí do ensino médio achando que eu ia cursar medicina no Paraguai, como eu ia tirar um tempo de pelo menos um ano depois da formatura acabei tendo a ideia de fazer um curso de fotografia por curiosidade mesmo. Entrei no curso junto com o meu pai e aprendemos tudo juntos daí eu nunca mais parei, meu professor virou meu segundo pai e está sempre me incentivando, comecei fotografando em estúdio e como gosto de mais desafio fui evoluindo para esporte, show, externo etc.
 
Quais são suas inspirações?
R: Ricardo Bufolin, fotógrafo esportivo olímpico, um amigo querido com o trabalho incrível. Luigi e Lango, fotógrafos de moda, uma dupla absurda.Pedrita- Fotógrafa de moda brasileira, uma inspiração gigante.
 
Seu melhor trabalho e como foi?

R: Tenho alguns trabalhos que são especiais como do Medina para uma companhia de arquitetura, minha primeira competição esportiva etc. A que mais mexeu comigo emocionalmente foi a primeira festa com show que fotografei que foi a Distrito 19, eu estava super nervosa, mas subi no palco e na hora fui desenrolando a fotometria que para primeira vez é sinceramente desesperador, com todas as luzes do palco o fotômetro fica maluco e fica se movendo da esquerda para direita sem parar, então você não pode se basear ali, você tem que saber e entender mesmo para sair certinho. Foram 7h em pé sem parar e quando cheguei em casa, abracei meu pai e chorei a sensação de estar ali foi doida e eu percebi na hora que era o que eu queria mesmo fazer, que achei a área que eu me encaixo por completo. Porém de resultado de trabalho não foi meu preferido, já que foi minha primeira experiência
 
Trabalho dos sonhos?
R: tenho um sonho para cada área da fotografia de Moda e fotografar para uma revista famosa de Esporte. E com certeza ir às olimpíadas.Show ir em turnê com cantores famosos e que sou fã também, no momento meu maior sonho.
 
Já passou alguma dificuldade no trabalho?
R: Com certeza, acho que a questão física é a mais difícil, ter que ficar horas e horas em pé com 1,5kg na mão. Quando fotografo competições de ginástica rítmica fico em torno de 12h em pé, só deixo uma cadeira atrás e descanso de vez em quando. Quando você já tem um tempo/ experiência boa em fotografia você entende que você tem que deixar a foto o máximo pronto possível já na máquina, na base do seu conhecimento de fotometria e luz, assim depois na edição você muda algumas coisas específicas tornando assim mais rápido e menos trabalho, mas bem no comecinho dos meus trabalhos ainda tinha o pensamento de “na edição depois resolvo” e já tive que editar mais de 1000 fotos uma por uma, com prazo de menos de uma semana. Com o tempo vamos aprendendo.
 
Qual seu equipamento?
R: Tenho minha câmera de iniciação que é a Canon T7 com uma 18-55 de kit. E a que uso mesmo é a Canon 6D fullframe com 75-300 e uma 50mm