Glória Maria é patrimônio da televisão brasileira

Por Mayara Machado/ AES

Glória Maria, batizada como Glória Maria Matta da Silva, nasceu no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no dia 15 de agosto de 1949. A jornalista, repórter e apresentadora formou-se em Jornalismo na PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Glória foi a primeira repórter negra da TV brasileira e passou a obter um maior reconhecimento através de grandes coberturas jornalísticas, com reportagens explorando locais exóticos e entrevistas com diversos artistas famosos mundiais.

Filha de uma dona de casa e um alfaiate, a jornalista estudou em escolas públicas e aprendeu a falar outros idiomas, como inglês, francês e latim. Sempre gostou de escrever e ganhou diversos concursos de redação no colégio. Na época da faculdade trabalhou como telefonista na Embratel e, em 1970 foi levada por uma amiga para ser rádio-escuta da Globo do RJ. Em 1971, foi efetivada no departamento de jornalismo da Globo, e estreou como repórter na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin.

A carreira da repórter foi desenvolvida e aprimorada na Globo, onde trabalhou em diversos grandes jornais, como o “Jornal Nacional”, “Jornal Hoje”, “RJTV” e “Bom dia Rio”. Em 1986, Glória passou a trabalhar na equipe do “Fantástico”, onde obteve grande sucesso, permanecendo de 1998 até 2007. A jornalista viajou para mais de cem países e entrevistou importantes personalidades brasileiras e internacionais, como Michael Jackson, Leonardo Di Caprio, Madonna e mais. 

Após quase 10 anos no “Fantástico”, ela tirou um tempo de licença para projetos pessoais, e inclusive foi nesse período que adotou duas crianças, Maria e Laura. Em 2010, voltou para a Globo e ingressou no “Globo Repórter”, do qual faz parte até a atualidade. Em novembro de 2019, a apresentadora precisou se afastar da televisão devido ao descobrimento de um tumor no cérebro, porém, realizou uma cirurgia e obteve sucesso, voltando às telinhas em setembro de 2020, permanecendo até o momento e sem interesse em se aposentar.