Renata Vasconcellos: de modelo a âncora do JN

por Heloysa Nascimento

Renata Fernandes Vasconcellos é apresentadora do Jornal Nacional, ao lado de William Bonner. Trabalha na Rede Globo há quase 20 anos e apresentou alguns dos principais jornalísticos da emissora, como Jornal Hoje, Bom Dia Brasil e Fantástico. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de junho de 1972, filha do engenheiro civil Renato da Fonseca Vasconcellos e da advogada Fernanda Saraiva Fernandes.

Cursou Publicidade e Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC) no Rio de Janeiro e fez estágios em agências de publicidade, antes de ser aprovada no concurso que selecionou a equipe pioneira que fundou o canal de notícias, fez estágio em uma agência de publicidade e trabalhos como modelo, como figuração nas novelas “A Próxima Vítima’ e “História de Amor” e campanhas da Coca-Cola e da Chanel.

Renata teve como marco em sua carreira as grandes coberturas que apresentou na Rede Globo, como a vinda do Papa João Paulo II ao Brasil, a morte da princesa Diana e a libertação da residência do embaixador japonês no Peru. Nesses casos, que ocorreram em 1997, ficou horas seguidas no ar, narrando os acontecimentos.

Renata foi casada durante 13 anos com o empresário do mercado financeiro Haroldo Mac Dowell, filho da estilista Mara Mac. Eles tiveram dois filhos, Antônio e Miguel. Atualmente, é casada com Miguel Athayde, diretor de jornalismo da Globo News. Tem uma irmã gêmea, a estilista Lanza Mazza e um irmão, o empresário Rodrigo Vasconcellos.