Perfil Fotógrafos | Bléia Campos

Perfil Biográfico Fotógrafo | Bléia Campos
Por Thainá Cristina Gomes | FPP 2020-2

2489 caracteres

A fotógrafa Bléia Campos trabalha há 7 anos com fotografia e é uma profissional que ama o que faz. Ela é versátil e tem grande facilidade para lidar com mudanças constantes, além disso, também é videomaker e produtora. Podemos reparar pelos seus inúmeros trabalhos as diversidades deles e modalidades. Ela é formatada em Jornalismo e Publicidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, costumava trabalhar como fotojornalista.

 

Ela curte grandes eventos, hoje um dos seus maiores projetos profissionais é desde 2016 fazendo parte do coletivo I Hate Flash (@ihateflash) cobrindo festas e grandes eventos de música, cultura e entretenimento como Lollapalooza, Rock in Rio, Camarote Salvador, Game XP, Comicon, Brahma Arena No 1, Melissa Talks, etc. Se envolveu em campanhas para as marcas de moda Redley, Cantão e Bisi.

 

Dentro de estúdio presto assistência para fotografia, montagem de set e iluminação, além dos projetos de desenvolvimento de fotografia, cenário, iluminação e produção para moda e publicidade. A história de Bléia com a fotografia começou na cena skatista, com registros do esporte e seus semelhantes, sempre com o olhar voltado para à rua e seus personagens. Uma breve conferida em seu perfil no Instagram já nos permite ver todas as nuances da fotografia de Bléia, que vai de eventos a situações do cotidiano.

 

Bléia tem registros que trazem à luz a visibilidade lésbica, negra e periférica, como é o caso do festival GRLS, do bloco de Rua Toco-Xona (carnaval carioca) e das manifestações antirracistas realizadas em junho de 2020. Bléia reforça seu compromisso com a representatividade produzindo também para marcas menores como a Grind, Fauvel e a Not Your Babe Store.

 

Com a suspensão dos eventos por tempo indeterminado devido à pandemia, fotógrafos desse segmento tiveram mudanças drásticas em sua rotina no que diz respeito aos jobs. Devido a isso, durante esse período Bléia relembrou os tempos fotógrafa de e-commerce e expandiu ainda mais seus horizontes no audiovisual, tendo feito não só fotos de produtos como também vídeos para redes sociais de marcas e também para o Ghetto Run Crew, coletivo do qual faz parte.

 

Além disso, tem se aventurado nas fotografias in-game, que são as fotografias de jogos de videogame, dentro dos jogos, como o nome já diz. Em entrevista para o TAB UOL, Bléia falou sobre a experiência com a fotografia in-game: “fotografar in-game ainda é uma mistura de aprendizado, diversão e um pouquinho de criação de portfólio.