Perfil Fotógrafos | Caroline Lins

Perfil Fotógrafos | Caroline Lins
Por Bernardo Nubile | FPP 2020-2

3775 caracteres
 

Caroline Lins é uma fotógrafa de 23 anos, nascida no estado do Amazonas. Em seus trabalhos, sempre busca utilizar sua criatividade para incorporar materiais do cotidiano e contornar adversidades, sejam elas físicas ou climáticas, assim trazendo um novo olhar e entregando resultados surpreendentes. Mas será que sempre foi assim?

Aos 13 anos, assim como quase todo adolescente da época, Caroline resolveu criar um blog onde incrementava seus textos utilizando a câmera da mãe para tirar fotos de objetos e amigos. Com o passar do tempo, a família começou a perceber o interessa pela fotografia surgindo na jovem, e aos 15 anos ganhou sua primeira câmera, uma Canon T5. Por não ter dinheiro para investir em equipamentos, precisava sempre fazer gambiarras para garantir seus cliques, e foi assim que sua criatividade começou a ser estimulada.

Carol continuou levando a fotografia como um hobby, e ao terminar o ensino médio ingressou na universidade e resolveu cursar enfermagem, porém percebeu que não era o que gostava e então passou a cursar jornalismo, na Faculdade Federal do Amazonas (Ufam), lugar onde teria mais contato com a fotografia. Com o passar do tempo, começou a postar as fotos que tirava nas redes sociais, e foi assim que começou a ganhar notoriedade, com várias de suas fotos viralizando por mostrarem um lado criativo e inovador da fotografia.

Suas redes sociais, como seu perfil no Instagram, no Twitter e seu canal no Youtube, já somam mais de 650 mil seguidores, locais onde posta os mais diversos conteúdos sobre o mundo da fotografia, como dicas tutoriais e os bastidores de seus ensaios. Por conta de suas fotos virais na internet Carol, que já trabalha no ramo há sete anos, já fotografou diversos fenômenos das redes sociais, como Felipe Castanhari, Sofia Santino e Bruna Vieira, além de já ter participado do programa televisivo “Encontro com Fátima Bernardes”.

Ao ser perguntada sobre o significado da fotografia para ela, Caroline diz que para ela, é como tornar a forma com que ela enxerga o mundo, em algo real. É a captura e eternização de não apenas um momento, mas um sentimento também. É um recorte da realidade, que te faz refletir e sentir. E completa dizendo que cada foto que tira contém um pouco de si mesma, de sua identidade, e que é reconfortante saber que um dia deixará o mundo, mas sua arte permanecera eternizada.

Quando se trata de inspirações, a fotógrafa diz que ver mulheres atingindo maiores escalões na área a faz com que ela se sinta inspirada e com anseio de alcançar os mesmos espaços. Dentre os nomes mais influentes em sua carreira estão: Lindysay Adler, Bela Kotak, Lara Jane, Tai Artmann, Irene Rudny e Julia Trotti, pois diz que são figuras femininas e que a faz sentir representada.

Durante seus 7 anos de trabalho na área, muitos ensaios já marcaram sua vida, porém, para ela, o mais marcante foi um ensaio fotográfico que fez de uma mulher recém-saída de um câncer e tinha sido abandonada pelo marido, com o objetivo de fazer um resgate de autoestima. Caroline salienta que o ensaio não acrescentou apenas na parte profissional, mas também em sua vida pessoal, pois passou a perceber em como sua profissão ultrapassava as barreiras físicas e influenciava diretamente no emocional, era um meio de auxiliar a autoestima e de criar empatia com a história de cada pessoa fotografada.

Para o futuro, Caroline almeja expor sua arte em outros países, divulgar seu trabalho para o mundo, mas também quer abrir uma escola de fotografia, com o objetivo de incentivar jovens e auxiliar jovens a ingressar nessa área, onde ela possa dar chance de levar seus trabalhos a periferias e dar chance para que crianças e adolescentes conheçam e se apaixonem por essa arte assim como aconteceu com ela ao criar um blog aos 13 anos.