Perfil Fotógrafos | Richard Avedon

Perfil Biográfico Fotógrafos | Richard Avedon
Por Luis Augusto de Carvalho | FTJ 2020-2
4164 caracteres
 
 
Richard Avedon foi um fotógrafo e designer, nascido em 15 de maio de 1923, em Nova Iorque, a mesma cidade onde viveu por grande parte da sua vida. Seu interesse pela fotografia começou desde muito cedo, tendo entrado no clube de fotografia da Young Men’s Hebrew Association (YMHA) aos doze anos de idade. Estudou na DeWill Clinton High School, onde era co-editorda revista literária da escola, a “The Magpie”  Avedon serviu as forças armadas em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial como fotógrafo de segunda classe pela Marinha Mercante dos Estados Unidos.
 
 
Depois de dois anos de serviço ele deixou a marinha para trabalhar como fotógrafo profissional, inicialmente criando imagens de moda e estudando com odiretor de arte Alexey Brodovitch no Laboratório de Design da New School forSocial Research (NSSR)Quando completou vinte e dois anos, Avedon começou a trabalhar como fotógrafo freelancer, primeiramente para a Harper’s Bazaar.
 
 
No começo recusou o uso de estúdios para a revista, ele fotografava modelos e fashionistas nas ruas, em clubes, em circos, na praia e em diversos outros locais “incomuns”,usando de seus incontáveis recursos e sua inventividade, isso acabou se tornando sua marca. Sob os ensinos de Brodovitch, ele rapidamente acabou se tornando o principal fotógrafo da Harper’s Bazaar.
 
 
Desde o inicio de sua carreira, Avedon fotografou diversos retratos para serem publicados nas revistas Theatre Arts, Life, Look, Harper’s Bazaar, dentre outrastantas. Ele era fascinado pela capacidade que a fotografia tem de sugerir uma personalidade e trazer vida ao que se é exposto. Ele registrava poses, cortes de cabelo, atitudes roupagens e acessórios como partes vitais dos elementos de uma imagem.
 
 
Após ser um dos editores principais responsáveis pelo “problema” da edição abril de 19965 da Harper’s Bazaar, Averdon se demitiu da revista, logo após sofrer uma tempestade de críticas por conta da sua colaboração e do seu trabalho com modelos de cor (termo utilizado para se referir a não brancos). Ele então se juntou a Vogue, onde acabou por trabalhar por mais de 20 anos. Em 1992, tornando-se o principal fotógrafo da The New Yorker, onde seu estilo ajudou a redefinir completamente a estética da revista. Durante este período a suas fotografias fashionistas apareciam exclusivamente na revista francesa Egoïste.
 
 
Avedon dirigia um estúdio comercial de sucesso, e é abertamente creditado porapagar a linha entre a fotografia artística e a comercial. Seu trabalho de definição de marca e associações longevas com Calvin Klein, Revlon, Versace e dezenas de outras marcas resultaram em algumas das mais conhecidas campanhas publicitárias da história. Essas campanhas permitiram a Avedon ter liberdade para seguir seus maiores projetos pessoal, onde ele explorava suas paixões culturais, políticas e pessoais.
 
 
Richard Avedon é conhecido pelos seus extensos retratos dos Direitos Civis Americanos, da Guerra do Vietnã e pelo celebrado ciclo de fotos de seu pai, Jacob Israel. Avedon. Em 1976, produziu pela revista Rolling Stone a “The Family”, uma coleção de retratos da elite do poder americano na data em do bicentenário da eleição do país.
 
 
De 1979 à 1985, trabalhou quase que exclusivamente em um trabalho pedido pelo Amon Carter Museum of American Art, onde ele produziu a série e o Livro “In the American West”Avedon fez também algumas exposições em museus, sendo a primeira no Smithsonian Istitution em 1962. Após isso fez outras, incluindo duas no Metropolitan Museum of Art (em 1978 e 2002), no Minneapolis Institute of Arts(em 1970), no Amon carter Museum of American Art (em 1985) e um no WhitneyMuseum of American Art (em 1994). Também publicou alguns livros como o Observations (seu primeiro livro publicado), Evidence 1944-1994 e o The Sixties.
 
 
Richard Avedon faleceu em 1 de outubro de 2004 aos 81 anos, em San Antonio, Texas após sofrer uma hemorragia cerebral enquanto estava trabalhando em uma de suas funções para a revista The New Yorker.As informações para a escrita desse texto foram retiradas e traduzidas do site da fundação do fotógrafo e podem ser encontradas juntamente a alguns de seus trabalhos em: www.avedonfoundation.org.