Correspondente internacional, Lourival Sant’anna cobriu mais de 70 países

Por Caterina Montone

Lourival Sant’anna é jornalista e correspondente internacional há mais de 30 anos, cobriu mais de 70 países, entre os destaques na carreira estão: entrevistas com o Taleban e guerras no Iraque, Geórgia e Líbano. Nascido em Goiânia (GO), em 1966, formou-se em Jornalismo no ano de 1986, pela Universidade Federal de Goiás. Entre 1987 e 1989, completou o mestrado em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade de São Paulo, sobre o filósofo alemão Immanuel Kant.

Também fez mestrado em Jornalismo, na Universidade de São Paulo, entre 2004 e 2007, a partir de então, trabalhou por 25 anos no jornal O Estado de S. Paulo, e ainda fez reportagens para TV e revistas.

Em sua carreira na área internacional, cobriu conflitos na Irlanda do Norte, Colômbia, Afeganistão, Iraque, Líbano, Kosovo, Faixa de Gaza, Geórgia, Líbia, Síria e Mali, assim como o terrorismo e as tensões sociais na China, a gripe suína e o massacre que fez estudantes como vítimas no México, a crise nuclear no Irã, o furacão, a crise econômica e as três últimas eleições nos Estados Unidos, a repressão em Cuba e a saída de Fidel, o terremoto no Haiti e muitos outros momentos históricos. Também fez reportagens nas Coreias do Norte e do Sul. Em 2019, percorreu seis países africanos, ao longo de 50 dias, e voltou às Coreias do Norte e do Sul, no ano seguinte.

Atualmente, trabalha como analista internacional na CNN Brasil e faz palestras nas quais aborda sete passos para lidar com o medo, com base em sua experiência de correspondente de guerra, escritos inicialmente no livro “Minha guerra contra o medo: o que o risco de morte ensina sobre a vida” (Amazon, 2019).