Perfil Fotógrafos | Chen Wei

Perfil Biográfico Fotógrafos | Chen Wei
Por Lucas de Almeida Ferreira | 3FN1 FTD 2022-2
3803 Caracteres

Nascido em 1980, em Zhejiang, China, o artista Chen Wei começou a trabalhar sua arte na música, mas logo mudou para a fotografia. Atualmente mora em Pequim, mas sendo reconhecido internacionalmente por suas obras. Urbanas, Paisagistas e Disco, assim define a própria linha de pensamento para suas obras e, apesar de não ter se formado em um curso superior, trabalha desde a imagem até como artista plástico com as suas composições.

Com algumas de suas obras expostas em museus de arte como Seoul Museum of Art, Museum of Contemporary Art Shanghai, Pingyao International Photography Festival, Poznan Biennale, etc. Trabalhou também para diversas marcas de moda e revistas como FHM e LEAP. Além de ter produzido fotografias de peças conceituais e de design de moda para Bottega Veneta, Louis Vuitton e Prada.
 

Os trabalhos de fotografia do artista ilustram uma imaginação intrínseca fascinante pelas atividades excêntricas e fantasiosas da ciência primitiva, matemática, alquimia, filósofos e os negócios. Taxidermia, espelhos quebrados, cera derretida, morcegos, abelhas, quartos desertos e objetos encontrados tornam-se o quadro do artista. Com uma atenção meticulosa aos detalhes, Chen Wei cria cenas fascinantes que deixam o espectador intrigado com sua narrativa única e dramática, seu impacto visual fantástico e beleza ímpar. Em algumas das obras, o único sujeito humano lembra um cientista louco absorto ou um poeta apaixonado, acrescentando sentimentos de isolamento ou estranhamento a uma cena já bizarra.

O processo criativo e contemplativo de Chen Wei consiste em buscar e compilar quantidades inimagináveis de fragmentos de memórias pessoais e incorporar inspirações e objetos da infância ou fantasias imaginadas justapostas a realidades encontradas na China moderna. A maioria das obras são esboçadas e criadas no estúdio do artista e depois fotografadas, com o resultado final sendo menos sobre o processo de câmera do que sobre a montagem dos elementos elaborados que são capturados em suas obras.
 
O espírito e o estilo dos trabalhos fotográficos de Chen Wei também apontam para uma nova geração de artistas chineses emergentes nascidos na década de 1980, menos focados na história política ou em críticas sociais óbvias do que nas liberdades pessoais e intelectuais e no lugar do indivíduo em uma China agora moderna e desenvolvida.
 
A história para eles foi obscurecida por reformas econômicas e sociais, e a velocidade e escala do desenvolvimento é a China contemporânea que eles testemunharam. Como reflexo disso, Chen falou sobre uma de suas obras para o blog Ocula, que retratou algumas peças de artistas internacionais expostas no Sydney Lowdown, exposição de arte em 2019.
 
“A mostra incluirá alguns trabalhos importantes da coleção, incluindo Bu Hua’s Beauty 3 (2008), um retrato caricatural de uma jovem em um uniforme escolar desafiadoramente fumando um cigarro e navegando pela paisagem surreal da nova China, e as fotografias austeras de Chen Wei. que recriam meticulosamente cenas ao longo da história da China, reais e imaginárias, incluindo Phlegm e A Rat’s Post Office (ambos de 2008), revelando quartos abandonados e interiores desordenados de salas de estar e celas de prisão.” Nessas palavras é possível notar que o fotógrafo tem uma aspiração além da fotografia, a composição da própria arte, assim suas narrativas sensíveis, introvertidas e dramáticas ganham peso ainda maior em seu produto final.
 
Toda sua história contribui para que o artista saiba interpretar bem as situações do seu cotidiano e colocar seus sentimentos nos trabalhos que realiza. Com destreza, o artista e fotógrafo possui uma carreira com grandes marcos, e possuí um potencial gigantesco, reconhecido por todos aqueles que já se depararam com suas obras, como as marcas e empresas que já o contrataram.
 
 
Website