Perfil Fotógrafos | Cristina Otero

Perfil Biográfico Fotógrafos | Cristina Otero
Por Amanda Dias da Silva | 3FN2-FPP 2022-2
3841 caracteres

A artista espanhola Cristina Otero começou ainda cedo no mundo da fotografia. Nascida em 1995, em Pontevedra na região da Galícia – Espanha, mais nova de três irmãos, a pequena menina Cristina era uma autodidata, aprendeu a arte da fotografia aos treze anos, e seu interesse por maquiagem e moda a levaram para a fotografia, essas inspirações podem ser vistas no seu modo de fotografar e na composição de suas imagens.

 
Suas fotos sempre mostraram sua identidade e o talento como artista, já aos quinze realizou sua primeira exposição, na galeria Kir Royal Gallery (Valencia), sendo a artista espanhola mais jovem a realizar uma exposição individual na Espanha. Sua carreira continuou crescendo, Otero participou como oradora de diversos congressos como a Fundação Canal, CaixaForum (Barcelona & Madrid) e TedxYouth. E sua participação ainda se estende como jurada de premiações importantes, como a Getty Images Awards, Imago International Awards e Helie Memorial Awards.

Sendo uma jovem fotografa e um importante nome para a fotografia espanhola, Cristina utiliza a fotografia como um meio para representar e refletir paradigmas humanos, e explora as experiências humanas através de seus autorretratos. A câmera Pentx K5 é um dos equipamentos que utiliza para realizar suas fotos, além da sua Canon EOS 1000D utilizando as lentes Canon 50mm f1.8 e Tamron 18-200mm f3.5-6.3, e para ajudar na edição ela utiliza o Photoshop e Photoscape, manipulando e saturando as cores da imagem. Em geral autorretratos em primeiro plano, e que sempre trazem essa influência da moda e da maquiagem, que juntos transmitem uma mensagem através da imagem.

Os anos de 2012 e 2013 foram importantes para sua carreira, Cristina realizou exposições dentro e fora da Espanha, como Amsterdam e Berlim. E, ainda em 2013, Otero participou com suas fotos de uma campanha publicitária espanhola, além de seguir com exposições ao redor do mundo e participações em eventos e premiações. Atualmente Cristina ministra aulas de fotografias na plataforma de cursos Domestika, onde ensina sobre processo criativo e a elaboração de um autorretrato, mostrando técnicas de como ser além do fotografo, também o modelo, sendo essa uma das principais características de suas obras. Além é claro, do processo de pós-produção muito presente em suas fotos.

Possuindo mais de 20 prêmios na área, a fotografa continua trabalhando sua arte, a exposição mais recente de Otero aconteceu em 2022 intitulada “29 Miradas” em conjunto com outros fotógrafos. O projeto tem como objetivo busca visualizar e denunciar a violência exercida sobre as mulheres afegãs com a chegada do Talibã, reunindo mais de 32 fotógrafos para uma exposição online e aberta ao público, sem fins lucrativos.

Desde do sombrio e do estranho, até um retrato com explosões de cores, a fotografa traz o lúdico para suas fotos, essas que te trazem desconforto e indagações, explorando o belo e criando narrativas únicas. O ensaio Tutti Frutti é um dos mais conhecidos da fotografa, possuindo cores saturadas, frutas e caras e bocas. Porém, cada ensaio traz consigo um estética e uma mensagem, como o corpo feminino, uso excessivo de remédios, morte, dor, tristeza, vida ou coisas mais simples, como uma melancia.

Sobre a fotografía e a maneira como ela enxerga suas obras, Cristina diz: “1: ”Com meu trabalho exploro as dissonâncias e meandros da mente através da desconstrução do eu para construir narrativas existenciais sobre a condição e probabilidade da natureza do ser humano. Portanto, represento espaço onde o belo e o sinistro são um só, e em que a linha tênue que separa a realidade da ficção se torna difusa.”

 
Website