Perfil Fotógrafos | Facundo Fotografia

Perfil Biográfico Fotógrafos | Facundo Fotografia
Por Bruna Mendes | 3FN2 FPP 2022-2
3464 caracteres
 
 
Escolhi o perfil Facundo Fotografia pois é o perfil de um publicitário que escolheu seguir essa linha de fotografia gastronômica, algo que eu gosto bastante e acho interessante o quanto ele mostra que podemos inovar na hora do clique, montei então uma base de formulário e pedi para que ele respondesse para me ajudar na prática e essas foram as respostas:
 
(Bruna) Por que escolheu a profissão?
(Facundo) 
Na verdade ela que me escolheu. Aprendi a fotografar ainda na analógica, desde pequeno, com meu pai que também foi fotógrafo. Sempre soube que queria seguir nisso, mas na área de imagens pra gastronomia eu descobri lá pra 2010 quando cai de para quedas pra fotografar uma revista especializada na área, viajei o Brasil clicando chefs e restaurantes. Aí nunca mais parei.
 
(B) Atua a quanto tempo na área?
(F) Acabei respondendo tb (rs) Na fotografia foi desde adolescente mesmo, já na fotografia de gastronomia foi desde 2010 e intensificou até 2012.
 
(B) Qual sua formação?
(F) Sou publicitário e cineasta. Formado no IESB em PP e em seguida também em Audiovisual pela UnB.
 
(B) Já fez cursos profissionalizantes com foco em outras áreas?
(F)
Profissionalizante em outra área nunca Mas presencial e online já fiz vários cursos e workshops, até de gastronomia, pra cozinhar mesmo, mas não levo jeito haha e outros mais na minha área também, marketing, vídeo etc.
 
(B) Quais equipamentos utilizados para seus trabalhos?
(F) Varia muito. Pra produção de conteúdo nós mesclamos tudo. Desde câmeras de categoria profissional pra nos filmar dando aulas, por exemplo, quanto ao celular mesmo. Aí temos set de filmagem com os equipamentos de vídeo, LEDs, softboxes, tripés, gimbal, lentes etc. Pra fotografia com câmera é parecido, mas sempre uso flashes (speedlights e tocha de estúdio) no lugar de LEDs, com clientes, por exemplo. Aí variamos com drone, osmo, Nikon, lapelas, iMacs, iPhones etc. Depende da demanda/velocidade. Tenho até editado foto e vídeo no celular ultimamente também.

(B) Quais áreas exerce sua atividade? Somente na gastronomia?

(F) Sim, atuamos somente na gastronomia. Que já varia bastante, inclusive. Podemos criar conteúdo em casa, num restaurante, numa fazenda ao visitar produtores de comida, bastidores, dentro da cozinha, num evento, vlog de viagem, programa de tv. São infinitas as possibilidades de atuação na área.
 
(B) Qual sua opinião sobre o atual estado e o futuro da profissão de fotógrafo?
(F)
Estamos vivendo um momento revolucionário na produção de conteúdo, tudo muda e atualiza muito rápido. As profissões estão mesclando de acordo com as demandas. 
Antigamente era mais comum ainda ver uma pessoa que se define somente como fotógrafo. Hoje em dia tem uma grande demanda para vídeos também. Aí vai de cada um escolher se vai expandir serviços ou se vai focar em um deles. São coisas diferentes, mas próximas. Eu adoro descobrir as novas possibilidades, mesclar mesmo, celular, apps, computador, programas mais complexos etc.
 
Acredito que o que mais importa é a satisfação de ver o material final. Toda vez é aí que me apaixono de novo, pois todo bom vídeo ou foto, sempre pode ter uma boa iluminação, uma cena mais poética, uma história envolvente que faz o público sentir algo. Acredito que aí está a beleza de tudo, não importa tanto pra mim se foi capturado com isso ou aquilo, gosto de entender disso mas acredito que a prioridade é o material finalizado mesmo.