Perfil Fotógrafos | Flávio Hopp

Perfil Fotógrafos | Flávio Hopp
Por Ítalo Mendes | 3FM2 FPP 2022-2
4056 caracteres

O Flavio Hopp é um fotógrafo, nascido em São Paulo, capital, tem cinquenta e quatro anos de idade. Começou a fotografar desde os fins dos anos oitenta e começo dos anos noventa, mas profissionalmente, Flávio considera que começou em dois mil e três, quando fotografou para a Revista Comando e em seguida para a Revista Valhalla, como um começo da sua longa trajetória dentro da área de fotografia. Flávio Hopp se tornou fotógrafo por acaso. Ele sempre gostou de ir em shows de rock, como gostava tanto de ir aos shows, o mesmo fotografou  todos os shows que ia para guardar de recordação, assim despertando o interesse pela área da fotografia. 
Com o tempo, Flávio foi chamado para trabalhar em uma revista indicada por um amigo, e com o passar do tempo, seu trabalho passou a ser reconhecido e começou a colaborar com diversas publicações. Hopp passou a se especializar na fotografia através de revistas como a Fotografe Melhor e também trocando informações com outros profissionais da área, foi se aprofundando mais na fotografia e aumentando sua paixão. Sem ao menos perceber, já estava no mercado. Consequentemente, cursou fotografia na Escola Pan-americana de Artes, quando a paixão passou a ser sua profissão. Flávio Hopp utiliza três tipos de câmera: uma Canon EOS 6D, uma Canon EOS 1D MK IV e uma Canon EOS 1DX. O mesmo, também utiliza diversas lentes como Canon 50mm 1.8f, Canon 17-40mm  4f, Sigma 24-70mm 2.8f, Canon 70-200mm 2.8f e Canon 300mm 4F, além de um flash Canon 430. Tanto as câmeras quanto as lentes são super valorizadas em seu trabalho. O fotógrafo gosta de mostrar seu talento e paixão fotografando os espetáculos, diversos shows, teatros e danças.
Por conta do mercado ser muito restrito, Flavio acaba trabalhando pouco nessas áreas. Mas, ele também gosta de fotografar a área esportiva, a qual ele atua constantemente. Sua paixão foi expandida para diversas áreas, aumentando o seu portfólio. O fotógrafo atua na cobertura de diversos campeonatos brasileiros, desde o futebol de base ao profissional, em eventos promovidos pela FPF, CBF e Conmebol. A área de futebol encantou o fotógrafo, um dos motivos que o fez se dedicar à profissão. Hopp também aprecia fotografar eventos políticos, principalmente em épocas de eleição. Flávio Hopp saleinta que é necessário ser sócio da Arfoc ou dos Sindicatos dos Jornalistas e, para isso, necessita ter inscrição no  MTB como Repórter Fotográfico. Atualmente, trabalha como freelancer e comercializa suas fotografias em agências como Folhapress, Agência O Globo e Gazetapress. 
O fotógrafo procura sempre passar em suas fotografias a emoção do momento em que foram registradas, seja em um espetáculo ou evento esportivo. Além de fotografar, o fotógrafo Flávio acerta os níveis de suas fotografias, ajusta o brilho e o contraste, e quando necessário, acerta o equilíbrio de brancos e aplica máscaras de nitidez. Flavio afirmou que o mercado da fotografia é muito banalizada, o futuro da fotografia é incerto, mas quando há uma paixão, não tem como desistir ou desanimar. A fotografia sempre está em constante evolução, mudança, mas quem quer se destacar no meio precisa ter foco e paciência. “A fotografia é linda de se ver, é um momento único, em toda fotografia há uma emoção, um sentimento, uma mensagem a ser passada, independente do local ou pessoa fotografada”. Pena alguns iniciantes já na profissão não perceberem isso.
Entretanto, a cada dia que passa surgem mais e mais jovens apaixonados pela fotografia, e hoje em dia é muito fácil aprender. Existem diversos cursos e tutorias em plataformas como YouTube”. Muitos jovens acabam começando de forma errada, desanimando no meio do caminho, mas há cass inspiradores como a de Flavio Hopp que, mesmo em meio a um mercado banalizado e incerto, não desistiu da sua vocação, e hoje vive da fotografia, faz dela a sua rotina e, inspira não só espectadores, mas também todos que o conhecem.