Perfil Fotógrafos | Manfred Baumann

Perfil Biográfico Fotógrafos | Manfred Baumann
Por Gabriel Santiago de Oliveira | 3FN1 FPP 2022-2
3847 caracteres
 
 
Manfred Baumann nasceu em Viena em 1968 e cresceu em Hietzing, 13º distrito de Viena, onde frequentou a escola. Aos 16 anos, após concluir o ensino médio regular, iniciou um estágio na Julius Meinl, fabricante e varejista de café, produtos gourmet e outros produtos de mercearia, onde trabalhou por um ano como gerente. Em 1995, mudou-se para o Canadá para trabalhar como fotógrafo. Dois anos depois, voltou a Viena e continuou a trabalhar como fotógrafo freelancer. Baumann cita seu avô, que também era fotógrafo, como uma de suas maiores fontes de inspiração. Seu avô também incentivou seus talentos como fotógrafo, dando-lhe sua primeira câmera, a Praktica.
 
Ele morou e trabalhou na Europa e nos Estados Unidos e fotografou Kirk Douglas, Sandra Bullock, William Shatner, Jack Black, Natalie Portman, Tony Curtis, Paul Anka, Lionel Richie, Kathleen Turner, John Malkovich, Bruce Willis, Juliet e outros celebridades Lewis, Angelina Jolie, Toni Garrn, Michelle Rodriguez, Leah Remini, Evander Holyfield e muitos modelos internacionais. Para Manfred Baumann, a beleza da fotografia é sair do familiar e capturar a impressão do momento. Ele gosta de explorar o mundo através dos olhos de um fotógrafo. Tornar visível o que outros não viram tem sido o objetivo das exposições de Baumann, como END OF LINE, nas quais ele documenta a etapa final de sua jornada para o corredor da morte no Texas.
 
O trabalho de Baumann foi publicado em várias revistas de fotografia profissional como Fotomagazin, Photography, Chip ou Digital Photographer Magazine. Suas fotos também podem ser vistas em revistas como Playboy, GQ FHM, Stern e LFI.Desde 2017, ele ensina na LeicaAcademy global e fala no palco do Mobil World Congress em Barcelona em 2017. 2017/2018 foi Huawei International com testemunha Baumann de Robert Lewandowski. Em 2018/2019, o Grand Hotel Vienna apresentou sua coleção Vienna – Grand Hotel Vienna.
 
Os espectadores das minhas fotos devem descobrir a alma e a história que elas incorporam e reconhecer que a fotografia é a única linguagem do mundo que pode ser compreendida. De fevereiro de 2019 a abril de 2019, Baumann expôs na Austrália (Melbourne e Sydney). Em maio de 2019, Baumann exibiu “Hochleben die Wälder” na Floresta Negra, onde fotografou 15 originais da Floresta Negra. Desde 2020 tem uma exposição permanente “Lipizzaner” na Escola Espanhola de Equitação em Viena.
 
Um ávido ativista do bem-estar animal, vegano e embaixador da boa vontade de Jane Goodall, ele também fez sua primeira incursão na fotografia de animais através do projeto Mustangs. Obras e exposições do projeto serão apresentadas no Museu de História Natural de Viena. Desde 2011, ele fotografa para o DAC, que coleta doações para a AustrianCancerAid. Desde 2012, ele também é o fotógrafo oficial da PETA, fotografando mais celebridades para a organização. Entre os modelos de Manfred estão muitos grandes fotógrafos, como Alfred Eisenstaedt, Helmut Newton, Henri Cartier-Bresson, Richard Avedon, HerbRitts e Ansel Adams.
 
Manfred Baumann também filmou o falecido Tony Curtis. Foi a última sessão de fotos oficial da lenda de Hollywood e aumentou muito a popularidade de Baumann nos Estados Unidos. Por mais de 20 anos, Manfred foi atraído para os lugares mais distantes do mundo, onde criou suas fotos de paisagens de tirar o fôlego, e desde 2013 ele naturalmente colaborou e fotografou com a NationalGeographic.
 
Ele vive e trabalha em Viena com sua esposa e musa Nelly Baumann, embora suas estadias em sua segunda casa, Los Angeles, tenham se tornado cada vez mais frequentes e de maior duração. Sua clientela, no entanto, vem de todo o mundo.

Website
www.manfredbaumann.com/manfred